TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Regras de Probabilidade

Por:   •  30/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  791 Visualizações

Página 1 de 2

ESTATÍSTICA – Profa. Daniela Moraes Torresan - Conteúdo da aula do dia 03 de junho de 2015

REGRAS DA PROBABILIDADE

Há somente duas regras básicas para calcular a probabilidade de eventos mais complexos: a regra da multiplicação e da adição. Cada uma é usada para fins específicos. A regra da multiplicação é usada para calcular a probabilidade de “A e B”, P(A∩B), e a regra da adição é usada para calcular a probabilidade de  “A ou B”, P(A∪B).

Regra da Multiplicação

A proposta da regra da multiplicação é determinar a probabilidade do evento conjunto P(A∩B), isto é, encontrar a probabilidade de “A e B”, simplesmente multiplicando suas respectivas probabilidades. O procedimento exato depende da dependência ou independência dos eventos A e B.

Para eventos dependentes, por definição deve-se considerar o primeiro evento para determinar a probabilidade do segundo, isto é, a probabilidade do evento B depende da condição de A já ter ocorrido. Assim, a probabilidade conjunta de dois eventos dependentes é [pic 2]

Exemplo 1: Em uma urna há 11 bolas, 6 vermelhas e 5 azuis. Determine a probabilidade de extrair, sem reposição, duas bolas vermelhas.

[pic 3]

[pic 4][pic 5]

Para eventos independentes, a probabilidade conjunta dos dois eventos é [pic 6].

Exemplo 2: Em uma urna há 11 bolas, 6 vermelhas e 5 azuis. Determine a probabilidade de extrair, com reposição, duas bolas vermelhas.

[pic 7][pic 8][pic 9]

Regra da Adição

A proposta da regra da adição é determinar a probabilidade do evento conjunto P(A∪B), isto é, encontrar a probabilidade de “A ou B”, simplesmente somando suas respectivas probabilidades. O procedimento exato depende se os eventos são mutuamente excludentes ou não.

Quando os eventos são NÃO - MUTUAMENTE EXCLUDENTES,

P(A∪B) = P(A) + P(B) – P(A∩B).

Quando os eventos são MUTUAMENTE EXCLUDENTES,

P(A∪B) = P(A) + P(B).

Exemplo 3: Muitos postos de combustíveis vendem três tipos de gasolina: regular, super e premium. Frequentemente, alguns tipos são enriquecidos com etanol. A tabela de contingência mostrada abaixo ilustra a porcentagem de clientes que preferem cada um dos tipos.

Regular (R)

Super (S)

Premium (P)

Total

Etanol (E)

0,05

0,10

0,05

0,20

Não Etanol (E´)

0,15

0,40

0,25

0,80

Total

0,20

0,50

0,30

1,00

Determinar a probabilidade de que o próximo cliente prefira:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (422.1 Kb)   docx (207.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com