TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio estagio

Por:   •  23/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  2.027 Visualizações

Página 1 de 2

  1. INTRODUÇÃO

    O Presente relatório tem como objetivo mostrar a importância que existe na execução das atividades realizadas no Setor de Compras e Licitação, identificando assim, o processo necessário para a realização das mesmas.

O estágio proporciona ao futuro profissional a oportunidade de aplicar na área contábil  os conceitos teóricos e práticos obtidos em sala de aula ao longo da graduação, desenvolvendo a tomada de iniciativas para a resolução de problemas existentes no dia a dia, além do aperfeiçoamento técnico para o mercado de trabalho. Esse é o momento no qual o aluno experimenta a atuação como líder em uma empresa conhecendo sua política de trabalho.

  1. Atividades Desenvolvidas

Durante o Estágio Supervisionado I, realizado na Prefeitura Municipal de São Sebastião do Anta, pôde-se verificar as rotins do Setor de Compras e Licitação, desenvolvendo as competências para o cumprimento das atividades e as habilidades necessárias pra obtenção de experiências para ingressar no mercado de trabalho.

Foram desenvolvidas as seguintes atividades:

  • Elaboração de editais, no qual a Administração consigna as condições e exigências licitatórias para a contratação de fornecimento de produtos ou contratação de serviços, definindo claramente o objeto a ser licitado, a experiência e abrangência necessárias ao fornecedor do produto ou serviço a ser adquirido.

Durante o período de estágio foram desenvolvidas atividades de pesquisas de mercados de produtos e serviços, tais pesquisa são necessárias para a formalização de processos licitatórios e posteriormente a compra do produto ou serviço através da emissão de OF (ordem de Fornecimento/ Serviço).

Foram realizados cadastros de fornecedores, cadastros de produtos, emissão de CRC (Certificado de Registro Cadastral).

Vale ressaltar que o CRC é um documento de Registro Cadastral o qual comprava que a empresa está devidamente cadastrada na prefeitura do município, onde são necessários documentos tais como: Contrato Social/Requerimento de empresário, Certidão negativa municipal, estadual e Federal, Certidão de concordata e falência, Certidão negativa de FGTS, dentre outros documentos relativos a regularidade fiscal e financeira da empresa. Estes documentos comprovam que a empresa está apta a vender produtos ou prestar serviços ao município.

Também Foram elaborados editais de contratação de serviços ou produtos, dentre outras atividades inerentes ao setor de compras/Licitação da Prefeitura municipal de São Sebastião do anta.

Houve acompanhamento de diversos processos licitatórios, onde foi possível entender como são realizados esses processos administrativos e qual sua importância para a administração pública.

  1. Considerações finais

O desenvolvimento do estágio realizado no setor Compras/licitação proporcionou, além de experiência e conhecimento das rotinas administrativas, a melhoria na habilidade de saber ouvir e trabalhar em equipe. O setor de compras/Licitação tem uma rotina bastante frenética e dotada de imprevistos dentro do departamento, ficou claro que para bem desempenhar as tarefas delegadas é fundamental administrar o tempo. Assim eram feitas listagem dos compromissos e priorizadas as atividades que possuem maior grau de urgência e importância. Conclui-se que os objetivos do programa de estágio foram alcançados com êxito, permitindo que fossem aplicados os conhecimentos adquiridos em sala de aula aprimorando-os no ambiente de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (65.7 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com