TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha de Contabilidade de Custos

Por:   •  28/4/2016  •  Resenha  •  424 Palavras (2 Páginas)  •  680 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE MATER DEI

CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

A ESTRUTURA DA CONTABILIDADE DE CUSTOS

PATO BRANCO – PR

NOVEMBRO/2014

SILVIO KAZMIERCZAK

A ESTRUTURA DA CONTABILIDADE DE CUSTOS

Trabalho acadêmico apresentado a Faculdade Mater Dei, da disciplina de Controladoria, como requisito da avaliação parcial do semestre, sob orientação do Professora Luciane Dagostini.

PATO BRANCO – PR

NOVEMBRO/2014

QUAL A IMPORTÂNCIA DO CONTROLLER NO PROCESSO DE DEFINIÇÃO DE PRODUÇÃO?

Devido a diversos métodos de apuração dos custos, dentro do setor produtivo, o controller tem um papel fundamental, tanto na escolha, como na análise e estudos do método mais adequado a ser utilizado na alocação dos custos de produção dentro da organização.

O Controller elabora e demonstra os comparativos entre o custo real e o custo planejado, auxiliando nas tomadas de decisão, sobre quais produtos continuam na linha de produção e quais devem ser substituídos, demonstrando a viabilidade do negócio, este comparativo auxilia na mensuração dos resultados, e também na decisão do mix de produção.

É de extrema importância qua os estudos que o controller faz em identificar os reais custos de produção e as despesas operacionais, onde devem ser alocados tais custos, indicar os centros de custo que estejam mais ligados a produção, em cada produto. Os custos de produção nem sempre devem ser alocados somente em um único centro de custo, podem ser rateados em diversos centros de custo, com este procedimento se faz uma distribuição de custos, deixando o produto mais viável para a organização, estes resultados serão apresentados a diretoria, para as tomadas de decisão, o controller não interfere nos procedimentos da produção, mas mostra caminhos, da sugestões, e indica métodos mais eficientes para baixar os custos da produção.

POR QUE O CONTROLLER SE UTILIZADA DA CONTABILIDADE DE CUSTOS NO DESEMPENHO DE SUA FUNÇÃO?

O controller toma como base os custos históricos para elaborar os indicadores dos custos futuros, a contabilidade tem a visão dos custos efetivos, do que esta sendo realizado no momento da produção, contabilizando somente valores reais, que são muito importante para que a controladoria, que tem uma visão mais ampla do cenário de produção, analisando todas as possibilidades de caminhos que sejam mais viáveis para a empresa. No cálculo do custo de produção, o problema contábil é encontrar meios de atribuir custos apropriados às unidades de produtos para as várias decisões gerenciais a serem tomadas.

A controladoria e a contabilidade de custos, trabalham juntos, lado a lado, onde o controller orienta onde e como devem ser alocados os custos de produção, onde os benefícios podem ser melhor aproveitados, orientando sobre os procedimentos, para que a mensuração dos resultados seja o mais próximo do planejamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (119.1 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com