TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas a perguntas sobre o histórico de contabilidade

Ensaio: Respostas a perguntas sobre o histórico de contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  Ensaio  •  361 Palavras (2 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 2

2) Qual foi o primeiro instrumento de cálculo utilizado pelo homem?

O primeiro instrumento de cálculo utilizado pelo homem foi o Ábaco.

3) Descreva a técnica das partidas dobradas:

A essência deste método, é que o registro de qualquer operação implica que um débito em uma ou mais contas deve corresponder um crédito equivalente, em uma ou mais contas, de forma que a soma dos valores debitados seja sempre igual a soma dos valores creditados.

4) Como se formam as escolas científicas?

A ciência se constrói de teorias; O caminho natural parte da observação de um objeto qualquer; A observação leva a raciocínios organizados que geram conceitos, estes produzem enunciados ou teoremas e estes, ainda, as teorias; Os que criam bases doutrinarias e teorias, como mestres, passam a ter adeptos e assim se forma uma escola cientifica, de pensamentos semelhantes.

5) Como se forma uma corrente científica?

Quando vários mestres, com suas próprias observações, partindo de uma teoria principal, formam suas teorias derivadas, em diversos locais, estabelece-se uma corrente cientifica de pensamentos semelhantes.

6) Descreva sobre o período lógico racional:

Somente em torno do século XV ( com presença relevante no século XIII), isto é, praticamente após 5.500 anos ( partindo-se da hipótese de que ela existe desde 4.000 a.C.) é que a Contabilidade atinge um nível de desenvolvimento notório, sendo chamada de fase lógica-racional ou até mesmo a fase pré-científica da Contabilidade. Nesse período ocorreu o surgimento do método das partidas dobradas, conhecido e utilizado até hoje o método se destacou pela facilidade de 17 entendimento, tornando-se relevante e sendo um marco no desenvolvimento da Contabilidade.

7) Qual foi a maior descoberta do período Literário e porque ?

Os séculos XV e XVI foram marcados por uma forte produção literária, através da difusão de livros e livretes, proporcionados pelo advento da imprensa, aperfeiçoada pelas máquinas criadas Johannes Gutenberg.

8) Sobre o Período Pré cientifico descreva sobre o Contismo.

A Escola Contista acreditava que o objeto principal da Contabilidade, ainda em estado pré-científico, era o estudo das contas. Dentre as contribuições de Pietra para a evolução de nossa ciência, destacamos a preocupação na busca das razões de conceitos, em oposição à maioria das obras existentes até então, que preocupavam-se apenas expor formas de registro e exemplos de lançamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com