TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas às perguntas sobre a Contabilidade

Ensaio: Respostas às perguntas sobre a Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  Ensaio  •  878 Palavras (4 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 4

Contabilidade

1- Definição de Contabilidade:

Contabilidade é a ciência que tem como objeto controlar o patrimônio das entidades através de registros e análise de todos os fatos relacionados com a formação, a movimentação e as variáveis do patrimônio administrativo.

2- Quais são as principais funções da contabilidade?

Registrar, organizar, demonstrar, analisar e acompanhar qualquer tipo de modificação do patrimônio.

Registrar os fatos ocorridos representados em valor monetário;

Organizar um sistema para ter o controle da empresa;

Demonstrar com base em registros realizados através de demonstrativos demonstrar qual é a situação da empresa ou entidade seja econômica, patrimonial ou financeiras;

Analisar os demonstrativos com a finalidade de apurar os resultados obtidos dentro da empresa;

Acompanhar toda a execução dos planos da empresa com a finalidade de prever os pagamentos a serem efetuados e as quantias a serem recebidas de terceiros a fim de alertar caso haja algum problema.

3- O que é teoria da contabilidade?

A teoria da contabilidade têm como finalidade de obter subsídios para aplicação do conhecimento prático no processo contábil e é definida também como princípios e conceitos que formam também um quadro de investigação da natureza contábil.

4- Quais são os objetivos da teoria da contabilidade?

Para que as demonstrações financeiras atendam a um padrão contábil é necessário um embasamento teórico que tem por objetivo oferecer uma compreensão melhor das praticas existentes, oferecendo um referencial de conceitos para avaliações de praticas contábeis existentes e orientando no desenvolvimento de novas praticas e procedimentos.

5- É importante haver uma definição de teoria da contabilidade? Por quê?

Sim, porque a teoria oferece princípios lógicos que podemos usar como referencial quanto aos conceitos práticos e existentes. Ela dá valor aos fatos e sentidos, faz com que vejamos por todos os ângulos e nos impulsiona a fazer pesquisas mais amplas e produtivas.

6- Classificação da teoria da contabilidade ?

É classificada como sintático, semântico, pragmático, dedutivo ou indutivo, normativa ou positiva.

7- O que são Princípios Contábeis?

São regras onde contém todas as estruturas teóricas para a escrituração e análise contábil. representam a essência dos fatores da contabilidade. Ela descreve a contabilidade como ela é. Os princípios têm o intuito de normalizar os lançamentos e relatórios, para um melhor controle do patrimônio da entidade.

8- Quais são alguns exemplos de princípios?

Princípio da Competência: regime de competência deve ser estendido a qualquer alteração patrimonial, independentemente de sua natureza e origem. É através deste princípio que as receitas e as despesas sáo incluídas na apuração do resultado do período em que ocorrerem, independentemente de recebimento ou pagamento.

Princípio da Continuidade: Princípio da Continuidade pressupõe que a continuação da operação no futuro e, portanto, a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta esta circunstância. Afirma que o patrimônio da Entidade depende das condições em que provavelmente se desenvolverão as operações da Entidade.

Princípio da Entidade: reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com