TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas às questões sobre disciplina "Contabilidade"

Ensaio: Respostas às questões sobre disciplina "Contabilidade". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  Ensaio  •  794 Palavras (4 Páginas)  •  462 Visualizações

Página 1 de 4

Etapa 1

a) Quem e quando se praticava uma contabilidade rudimentar?

A contabilidade rudimentar foi utilizada pelo homem primitivo em 3000 anos A.C. Ele fazia essa contabilidade ao contar seus instrumentos de caça e pesca de seus rebanhos.

b) Onde foram encontrados os primeiros registros patrimoniais?

Mesopotâmia região situada entre os rios tigres e Eufrates que foram feitos os primeiros registros patrimoniais através da origem do diácono.

c) Onde foram encontrados os primeiros livros contábeis?

No Egito, pois devido à utilização do papiro, os escribas registravam os movimentos, assim surgiam os primeiros livros contábeis.

d) Quem foram os primeiros a desenvolverem as bases de trocas monetárias? Qual mudança significativa ocorreu na ocasião?

O Benício navegou pelo mediterrâneo expandindo sua rede de comércios, eles que desenvolverão as trocas monetárias e simplificarão os registros por símbolos.

e) Qual reinado se expandiu por toda a Europa, norte da África e Oriente Médio disseminando o sistema jurídico de contabilidade organizado?

O império romano

f) Quem foi Luca Pacioli? Qual a contribuição dele para a Contabilidade?

Monge franciscano Luca Pacioli contribuiu com a sistematização da contabilidade instituindo os métodos das partidas dobradas.

g) O que é o Método das Partidas Dobradas?

Um princípio contábil desenvolvido por Luca Pacioli, que segundo para cada lançamento a credito corresponde ao um debita do mesmo valor.

h) Quem eram os Provedores da Fazenda?

Eram os nossos primeiros colegas em solo brasileiro, ou seja, os contadores.

i) Quando se iniciou o ensino de Contabilidade no Brasil?

O ensino da contabilidade se iniciou com a vinda da família real para o Brasil.

j) Qual é a mais antiga instituição profissional e cultural da Ciência Contábil brasileira?

Associação dos guardas livros, fundado em 18 de abril de 1869 no rio de janeiros

k) Quando e onde se realizou o primeiro Congresso Nacional de Contabilidade?

Em 1924 realizava se no rio de janeiro o primeiro congresso.

l) Qual presidente do Brasil sancionou a lei que reconhecia a atividade de

Contabilidade?

O presidente Eurico Gaspar Dutra através do decreto lei – 9295-46 reconhecia a profissão mais antiga do Brasil

m) O que é ábaco? Quando surgiu e qual a sua função?

Um instrumento utilizado pela contabilidade, na qual auxiliava e ajudava o contador a exercer sua profissão.

n) Quando surgiu a primeira máquina auxiliadora de cálculo? Quem desenvolveu essa máquina?

A primeira máquina auxiliadora de cálculo surgiu em 1642 por Blaise Pascal.

o) Quem desenvolveu e quando foi desenvolvida a máquina de contabilizar?

Como ela se chamava?

Em 1901 foi desenvolvida a máquina de contabilizar por Rolcom Elise, chamada na época de máquina Elise, a propulsora da máquina de contabilizar.

p) O que é um mecanógrafo?

Os mecanógrafos são responsáveis por elaborar os orçamentos das ordens de serviços e organizam ambientes externos para reparo e manutenção dos equipamentos

q) O que é contabilidade? Cite exemplos.

A contabilidade é uma ciência que possibilita, por meio de suas técnicas, o controle permanente do patrimônio das empresas;

r) O que é livro diário? Quando ele surgiu? Para que ele serve?

O livro Diário é o registro básico de toda a escrituração contábil. Nele devem ser lançados, dia a dia, todos os atos ou operações da atividade que modifiquem ou possam vir a modificar a situação patrimonial da pessoa jurídica.

s) Qual a importância da contabilidade na ocasião do seu surgimento?

A contabilidade surgiu quando o homem precisava tentar de alguma forma mensurar o patrimônio e a contabilidade tem essa importância onde o proprietário consegue ter ideia do tamanho do seu bem e até mesmo uma forma de se contabilizar todas as transações para o seu registro.

t) Qual a importância da Contabilidade nos dias de hoje? Cite exemplos.

A contabilidade tem uma grande influência sobre as decisões dos donos de patrimônios. Apesar disto, a maioria das empresas ainda não tem conhecimento de que tipos de informações podem tirar da contabilidade, para auxiliar nas tomadas de decisões. Muitas delas se querem sabem da real importância e diferença que uma boa contabilidade pode fazer em uma empresa. Não entendem como a informação contábil pode ser um instrumento determinante na tomada de decisão, e como a contabilidade gerencial proporciona ferramentas para a gestão financeira do negócio.

As informações contábeis na maioria dos casos esta vinculada a questões fiscais e trabalhistas se tornando muito importante nos dias de hoje.

Etapa 2

Os Princípios da Contabilidade podem ser observados na profissão contábil e propõem algumas condições das normas brasileiras e internacionais. Quando na aplicação dos Princípios Fundamentais de Contabilidade às situações concretas, a essência das transações deve prevalecer sobre seus aspectos formais e evitar fraudes.

A Resolução do CFC nº 750-93, define os Princípios, que estão revestidos de universalidade e generalidade tanto no Brasil como no exterior, que são elementos que caracterizam o conhecimento científico, justamente com a certeza, o método e a busca das causas primeiras. Esses princípios estão divididos da seguinte forma. Entidade, continuidade, Oportunidade, Registro pelo valor original, da correção ou Atualização cuja foi revogado pela resolução CFC nº 1.282/10, Competência, Prudência e Materialidade.

...

Baixar como  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »