TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo: Estrutura das Demonstrações Financeiras

Artigo: Resumo: Estrutura das Demonstrações Financeiras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  Artigo  •  735 Palavras (3 Páginas)  •  562 Visualizações

Página 1 de 3

O grupo entendeu que a estrutura padrão das demonstrações financeiras, e o significado de cada item patrimonial e resultado desses relatórios. Vemos duas técnicas de análise das demonstrações financeiras: Vertical e Horizontal, e os detalhes das demonstrações financeiras, (Balanço Patrimonial e DRE), com resultados apurados.

Resumo: Estrutura das Demonstrações Financeiras

* Estrutura do ativo e do Passivo

Os bens e direitos que a empresa tem são representados pelo ativo que se divide em 3 grupos: Circulante, realizável ao longo prazo, e permanente. O ativo de curto prazo é mais importante, tem maior liquidez, é usado para garantir o pagamento de despesas. Já imobilizado mostra só o volume de recursos que continuam mais tempo na empresa.

Passivo são as obrigações exigíveis da empresa, tem prazos diferentes para pagamento das dívidas, é dividido em 3 grupos: Circulante, exigível á longo prazo, e patrimônio liquido.

O ativo é sempre parecido com o passivo, os recursos que a empresa tem nos ativos são financiados por recursos do Passivo. A empresa é financiada por Recursos de terceiros e Recursos Próprios. Quando os recursos de terceiros são maiores, há um risco para a empresa, pois passa a trabalhar mais com recursos de terceiros do que com seus próprios.

* Demonstrações de resultados:

Receitas são fontes de recursos, as despesas e custos são aplicações. A demonstração de resultado mostra a soma dos valores do período, somam-se as receitas e diminuem-se as despesas, tendo o resultado, seja ele lucro ou prejuízo. Quanto maior forem os lucros da empresa, melhor poderá investir nos seus ativos usando seus próprios recursos. As demonstrações financeiras podem ser divididas em: Demonstrações Primárias (Balanço Patrimonial e Demonstração de Resultado), Demonstrações Secundárias (Principalmente a Demonstração de Origens e Aplicação dos Recursos), Métodos de Análise: (Horizontal e Vertical) e Índices: Grandezas relativas construídas a partir dos números (Demonstração Primária). O objetivo da análise pode se referir ao passado, presente ou futuro em termos de atuação da empresa, ainda que os dados contábeis se refiram a acontecimentos passados, podem-se usar os mesmos para lançamento futuro.

* Liquidez e Capital de Giro

A rapidez com que o ativo se transforma em dinheiro é chamada de Liquidez, quando muito procurados tem maior liquidez, um exemplo são as aplicações financeiras, é um direito de recebimento imediato. O capital de giro é usado para comprar estoques, financiar vendas aos clientes, caso haja sobras é usado em aplicações. A empresa irá manter sua situação de liquidez usando estes recursos para pagar dívidas.

* Capital Próprio e Capital de terceiros

O capital próprio é representado pelo patrimônio liquido, recursos dos sócios, mas estão sendo usados na empresa. Quanto maior os recursos próprios, menor será a precisão de depender do capital de terceiros. Recursos de terceiros são as dívidas de curtos e longos prazos mostradas no Passivo (Circulante Exigível). Têm duas formas: Recursos Naturais (Naturais da atividade normal e operacional da empresa) e Recursos Não Operacionais (Recursos adicionais que a empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com