TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Gestao Contabil Financeira

Artigo: Resumo Gestao Contabil Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/8/2014  •  959 Palavras (4 Páginas)  •  739 Visualizações

Página 1 de 4

Gestão Contábil Financeira

MBA Gestão Empresarial

1.1. Conceituações da Contabilidade.

A contabilidade é a ciência que estuda o controle do patrimônio das organizações, através dos seus registros e demonstrações de resultados, para a interpretação dos gastos ocorridos e com finalidade de ajudar nas tomadas de decisões através das informações de demonstrativos financeiros.

A finalidade da contabilidade é caracteriza-se por dois aspectos: controle e planejamento. Controle, que é o processo pelo qual a empresa se certifica de que esta agindo de acordo com os planos traçados. Planejamento, que é o processo pelo qual se decidem as ações a serem empreendidas no futuro. Ambas as finalidades são complementares, já que o controle das atividades atuais é a base para o planejamento futuro.

Os seus principais grupos de usuários são os: Administradores, que utilizam dados de informações corretas para uma boa tomada de decisão. Investidores, que, através dos relatórios contábeis, identificam a situação econômico-financeira da empresa, para decidir sobre as melhores alternativas de investimentos. Fornecedores de bens e serviços a credito, que usam os relatórios para analisar a capacidade de pagamento da empresa compradora. Bancos, que utilizam os relatórios para aprovar empréstimos, limites de credito, etc. Sindicatos, que usam os relatórios para determinar a produtividade do setor, fator preponderante para reajustes de salários.

1.2. Princípios Fundamentais da Contabilidade.

São as regras que todo contador deve respeitar para fazer o registro das atividades.

Principio da Entidade: O patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição, ou seja, não se confunde o patrimônio da empresa com o(s) do(s) dono(s).

Principio da Continuidade: Registrar todo ato ou fato administrativo para que venha capacitar a empresa a funcionar normalmente.

Principio da Oportunidade: Registro correto e disponível ao usuário no período que ele precisa, com tempo hábil e integridade na informação.

Principio do Registro pelo Valor Original: Os componentes do Patrimônio devem ser registrados pelos valores originais das transações, ou seja, todo registro tem que ter um valor hábil.

Principio da Atualização Monetária: O contador avalia gerencialmente o poder aquisitivo da moeda.

Principio da Competência: Registro do fato incorrido – quando as alterações no ativo ou no passivo resultam em aumento ou diminuição no patrimônio liquido – independente do fluxo monetário.

Principio da Prudência: Se houver duvida sobre um valor, registrar o menor no ativo e o maior no passivo.

1.3. Convenções Contábeis.

São restrições ao principio, sedimentar a experiência e o bom senso da profissão no trato de problemas contábeis.

A Convenção da Objetividade: Dar ao usuário a informação que ele necessita.

A Convenção da Materialidade: Dar ao usuário a informação relevante que ele precisa.

A Convenção do Conservadorismo: De forma prudente, considerar o pior cenário, como o menor ativo ou o maior passivo.

A Convenção da Consistência: Os critérios contábeis devem ser mantidos para parâmetros de comparação.

1.4. A Contabilidade em áreas especificas.

Contabilidade Financeira: É a contabilidade geral, necessária a todas as empresas. Fornece informações básicas aos seus usuários e é obrigatória para fins fiscais.

Contabilidade de Custos: Esta voltada para o calculo e a interpretação dos custos dos bens fabricados ou comercializados, ou dos serviços prestados pela empresa.

Contabilidade Gerencial: Voltada para fins internos, procura suprir os gerentes de um elenco maior de informações, exclusivamente para a tomada de decisões.

2. Balanço Patrimonial

O balanço patrimonial é uma demonstração contábil que tem por finalidade apresentar a posição contábil, financeira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com