TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Cap. 14 - Livro de Eliseu Martins

Por:   •  27/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.030 Palavras (5 Páginas)  •  1.680 Visualizações

Página 1 de 5

Produção Contínua

Várias empresas de produção contínua existem o aparecimento dos subprodutos, normalmente se trata da mesma matéria prima que se transforma em diversos produtos.

Distinção entre co-produtos, subprodutos e sucatas

As sucatas podem ou não ser da decorrência normal do processo produtivo, tem como características básicas relativamente, valor de vendas e condições normais de comercialização, que surgem no processo de produção, possui pouco valor em relação ao faturamento da empresa, para a contabilidade as sucatas não recebem atribuição de nenhum custo, quando vendidas são registradas como Renda Eventuais em Outras Receitas Operacionais.

Os subprodutos são diferentes das sucatas, pois tem seu valor liquido de realização na medida que são produzidos, o valor de venda, menos as despesas de venda, os subprodutos nascem muitas vezes para amenizar as perdas de uma determinada empresa.

Os co-produtos são os produtos de um processo de produção conjunta, cujo faturamento é considerado significativo para a empresa, acaba se tornando também um dos principais produtos da empresa que o produz.

Apropriação dos Custos Conjuntos aos co-produtos

A apropriação dos Custos Indiretos aos diversos produtos elaborados, para estes existem alguns critérios que implicam o uso de algum tipo de análise quanto ao relacionamento entre o custo dos produtos, dessa forma conseguimos fazer a divisão pelos setores de produção e fazer o rateio.

Do ponto de vista gerencial, interessam apenas os valores da receita total dos co-produtos contra o custo total. O critério que se imagina seria o produto com o valor mais alto é o que custa mais, sendo que na verdade o preço tende a ser depende da demanda e oferta que da o custo de produção final.

Principais Critérios de Apropriação dos Custos Conjunto

O método do valor de mercado é o mais utilizado na prática produtos de maior valor são os que tem condições de receber o maior custo, pode ocorrer de ser necessário processamentos adicionais a um ou vários co-produtos, o valor de mercado existente para cada co-produto poder ser possível apenas na forma de totalmente acabado ou na forma de semi-processamento em que se acha, custo adicionais serão atribuídos individualmente e especificamente.

O método dos volumes produzidos, o valor de custo por cada unidade de cada co-produto pode ser obtido pela divisão monetária por kg, este método é válido para produtos que tem características semelhantes, sem muita divergência do preço de mercado.

O método da igualdade do lucro bruto, o critério é arbitrado, distribuir o Custo Conjunto que cada produto tivesse o mesmo lucro bruto por unidade, é possível fazer um calculo em que o lucro bruto não fosse igual em reais por unidades de cada co-produto, e se fazer por percentual de venda de cada um.

O método das ponderações é uma forma subjetiva de se ponderar cada co-produto em termos de grau de dificuldade, importância, facilidade de vendas, retorno financeiro. Inúmeros outros métodos poderiam ser usados, devido à arbitrariedade inerente de cada um deles.

Problemas Fiscais com Relação à Contabilidade de Custos

Um uso mais rígido de critérios de avaliação dos estoques para a apuração do lucro tributado passou a ser adotado com o decreto-lei n 1.598/77, tais critérios estão descritos abaixo.

Conceito Fiscal de Custeio por Absorção

Passaram a integrar o custo de produção dos bens ou serviços vendidos:

▪ O custo de aquisição de matérias-primas e quaisquer outros bens aplicados na produção;

▪ O custo do pessoal aplicado na produção, incluindo supervisão, segurança, manutenção;

▪ Custos de locação, manutenção, reparo e encargos de depreciação de bens aplicados na produção;

▪ Encargos de amortização diretamente relacionados à produção;

▪ Encargos de exaustão dos recursos naturais utilizados na produção.

O fisco fez com que se incorpora-se todos os custos ligados a produção, quer diretos ou indiretos , a legislação tornou obrigatória a agregação destes custos. Mas o fisco está abrindo mão de certos gastos, que conforme já comentado, são difíceis para efetuar está apropriação, como os relativos a administração geral , ao departamento de compras entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (80.6 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com