TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo de Uma Analise Historica

Por:   •  7/7/2016  •  Resenha  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 2

Evolução do ensino da contabilidade no Brasil:

Uma analise histórica

No artigo escrito pelos professores Ivam Ricardo Peleias, João Bosco Segreti, Glauco Peres da Silva e Amanda Russo Chirotto, os autores contam um pouco da historia do ensino da contabilidade no Brasil, destacando os fatos históricos ocorridos na sociedade que ajudaram a mudar as formas de ensino utilizadas em suas determinadas épocas.

No decorrer do segundo capitulo os autores apresentam diversas referencias e pontos de vistas para destacar como que o surgimento e a evolução da contabilidade estão ligados com o desenvolvimento das sociedades como um todo. Somos apresentados a dois quadros informativos, no primeiro conhecemos entidades de algumas regiões do mundo que se dedicam ao estudo da historia da contabilidade e no segundo quadro eventos produzidos por essas entidades para debater e produzir trabalhos no mesmo tema.

Já no capitulo três, vemos um pouco sobre a pesquisa histórica da contabilidade no Brasil, o primeiro foi Rodrigues (1984), usou pesquisas do Arquivo da Marinha para montar uma cronologia. Nos trabalhos realizados após o século XXI os autores destacam que o ensino e suas condições foram priorizados pelas suas inegáveis importâncias.

Tendo como inicio a chegada da Família Real no Brasil em 1808, no capitulo quatro somos apresentados a um longo e detalhado relato sobre as mudanças sociais do Brasil e nas formas de ensino de contabilidade. Destacando vários autores como fonte de pesquisa e decretos-lei que com o passar do tempo definiram a atual forma de ensino no pais, os autores traçam um paralelo sociedade-contabilidade que e muito esclarecedor e interessante.

Ao longo do artigo vemos a historia da contabilidade no Brasil de forma clara. Os autores conseguiram reunir um bom material de apoio, com muitas referencias e fatos históricos importantes, assim o leitor pode ter certeza da veracidade do conteúdo. No final do texto podemos ver uma lista de programas de mestrado e doutorado no Brasil, que são interessante para os graduandos em ciências contábeis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (52.4 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com