TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SELIC - Taxa basica

Por:   •  15/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  620 Palavras (3 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 3

SELIC

A SELIC ou simplesmente taxa básica é uma ferramenta de politica monetária utilizada pelo banco central para atingir a meta das taxas de juros estabelecidas pelo comitê de politicas monetárias. Após a implementação do plano REAL em 1994 a SELIC foi Instituída no governo FHC pela Resolução nº 1.124/96 anos depois, em 1999 realiza-se uma mudança extinguindo a TBAN e fixando as taxas de juros de forma anual e assim finalmente passou a vigorar após uma circular do Banco central e a mesma passa a ser utilizada como a base para tabela de juros de financiamentos, empréstimos, aplicações financeiras , poupança e entre outros.

Em 1999 a taxa de juros anual era de 45% no entanto, veio sendo reduzida anualmente chegando ao seu menor índice em março de 2013 com 7,25% a partir dai devido à crise financeira mundial e demais fatores na economia do País a mesma voltou a subir chegando ao atual valor de 12,75%.

Técnicas de Investimento

 Realizar um investimento não é uma tarefa fácil devemos observar diversos fatores diante disso, existem diversas técnicas de simples as mais sofisticadas, porém devemos destacar três principais princípios nos quais são os mais utilizados sendo eles a VPL, TIR e PAYBACK.

VPL – Valor Presente Liquido

 O valor presente liquido é a técnica financeira considerada correta. No entanto, a mesma não leva em consideração a dinâmica do mundo real e os desdobramentos das estratégias e ações dos executivos no seu dia a dia. Esta avaliação necessita de novas ferramentas que possibilitem realizar de forma mais adequada à realidade das diferentes situações do mercado tendo em vista que este fato é extremamente importante para os projetos e estratégias do mundo empresarial

Payback – Período de Retorno

Em geral, os períodos de payback são usados como critério para a avaliação de  propostos. Trata-se de um período necessário para a empresa recuperar seu INVESTIMENTO inicial em um projeto, a partir das entradas de caixa. Apesar de ser muito usado, o payback é com frequência visto como uma técnica não sofisticada de orçamento de capital, uma vez que não considera explicitamente o valor do dinheiro ao longo do tempo.

TIR - Taxa Interna de Retorno

A taxa interna de retorno (TIR) é possivelmente a técnica  mais sofisticada usada para a avaliação de alternativas de investimentos. Ela é definida como a taxa de desconto que iguala o valor presente das entradas de caixa ao INVESTIMENTO inicial referente a um projeto. Em outras palavras, a TIR é a taxa de desconto que faz o VPL de uma oportunidade de investimento igualar-se a zero, já que o valor presente das entradas de caixa é igual ao investimento inicial.

Referências Bibliográficas

  Taxa de Juros Selic – Receita Federal do Brasil

http://idg.receita.fazenda.gov.br/orientacao/tributaria/pagamentos-e-parcelamentos/taxa-de-juros-selic                                                               Acesso em 26 mar. 2015

∙   Histórico das taxas de juros

http://www.bcb.gov.br/?COPOMJUROS                    Acesso em 26 mar. 2015

 Decisão de investimento, o que usar: TIR, payback ou VPL?                                    Acesso em: 28 mar. 2015.

     MARTINS, Carlos. Análise de Investimentos (Payback, VPL, TIR).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (95.5 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com