TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Setor da Economia: Terciário Ramo de negócio: Escritório de Contabilidade

Artigo: Setor da Economia: Terciário Ramo de negócio: Escritório de Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/12/2013  •  Artigo  •  639 Palavras (3 Páginas)  •  835 Visualizações

Página 1 de 3

Setor da Economia: Terciário Ramo de negócio: Escritório de Contabilidade

Ramo de Atividade: Prestação de Serviços

Tipo de Negócio: Escritório de Contabilidade

Produtos Ofertados/Produzidos: Prestação de serviços de contabilidade para pessoa física ou jurídica, microempresas, associações, entre outras entidades.

Apresentação

Contabilidade é um trabalho minucioso de análise das áreas fiscal, tributária e trabalhista de uma empresa, instituição ou entidade governamental ou não governamental. Portanto, é uma atividade que exige tempo para análise.

Muitas empresas contratam firmas ou escritórios de contabilidade para prestar esse serviço. Em muitos casos, não há vantagem financeira em manter uma estrutura contábil. Até mesmo porque muitas empresas são obrigadas a realizar auditorias periódicas.

Por essas razões, em alguns casos, é vantagem a empresa contratar um escritório de contabilidade, que passa a ser responsável pelo balanço contábil e financeiro, pagamento de tributos, resoluções de problemas relativos ao quadro de funcionários, entre outras questões relativas à contabilidade empresarial.

Mercado

O mercado de prestação de serviços contábeis é bastante concorrido. Por isso, é importante manter a qualidade no atendimento e serviços. Como diferencial em relação à concorrência, o contador deve traçar um diagnóstico correto da situação real do empreendimento, de forma a estabelecer estratégias adequadas para o cliente atingir suas metas e objetivos.

Apenas a prática não habilita o profissional a superar a concorrência. É imprescindível que ele faça o acompanhamento diário das mudanças econômicas e financeiras. Além disso, é fundamental que ele busque especialização e atualização profissional que pode se dar através de cursos, leitura e análise de noticiários, boletins e mapas fiscais.

Estrutura

Área mínima de 40 metros quadrados para disposição das mesas e cadeiras da equipe de trabalho, além dos armários, estantes, microcomputadores e outros móveis de escritório.

Equipamentos

- Mesas;

- Cadeiras;

- Armários para arquivo;

- Estantes para os livros;

- Computadores interligados em rede e com acesso à internet;

- Materiais de expediente.

Investimento

Varia de acordo com a estrutura a ser adotada. O aporte inicial de capital é de R$ 20 mil, em média.

Pessoal

O número de funcionários varia de acordo com a estrutura. Mas pode-se iniciar com apenas um funcionário, caso o empreendedor fique encarregado da parte administrativa.

Pré-requisitos

- Conhecimentos da legislação das áreas de atuação;

- Ser contador ou técnico de contabilidade registrado no Conselho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com