TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO: UMA ANÁLISE DA IMPORTÂNCIA DO CAPITAL INTELECTUAL REFERENTE AO NÍVEL DE ROTATIVIDADE NO SETOR DE SERVIÇOS DO RAMO ÓTICO EM MANAUS

Por:   •  21/9/2016  •  Projeto de pesquisa  •  6.159 Palavras (25 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 25

FACULDADE SALESIANA DOM BOSCO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

BRUNA RIBEIRO GOMES

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO:

UMA ANÁLISE DA IMPORTÂNCIA DO CAPITAL INTELECTUAL REFERENTE AO NÍVEL DE ROTATIVIDADE NO SETOR DE SERVIÇOS DO RAMO ÓTICO EM MANAUS

MANAUS

2015

FACULDADE SALESIANA DOM BOSCO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

BRUNA RIBEIRO GOMES

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO:

UMA ANÁLISE DA IMPORTÂNCIA DO CAPITAL INTELECTUAL REFERENTE AO NÍVEL DE ROTATIVIDADE NO SETOR DE SERVIÇOS DO RAMO ÓTICO EM MANAUS

Projeto apresentado como requisito parcial para obtenção de nota referente ao 2º trimestre do 7° período do Curso de Administração da Faculdade Salesiana Dom Bosco – FSDB.

Linha de pesquisa: Administração: ciências do comportamento.

Orientador: Prof. MSc. Mônica Lima

MANAUS

2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

Em uma análise relacionada ao tema, nota-se que o recrutamento é primordial, pois apresenta as oportunidades pelas quais serão dadas ao mercado onde pessoas e empresas se beneficiarão, criando formas de soluções e direcionamento nos resultados em seus trabalhos.

A seleção acontece para filtrar os perfis apresentados onde análise é cuidadosamente executada com a finalidade de encontrar o perfil que se encaixe adequadamente ao cargo proposto. Corroborando com a ideia (CHIAVENATO, 2010) afirma que as diferenças individuais entre as pessoas é que leva a organização a identificar e perceber os talentos com potencial para fazer a diferença nesse mercado competitivo. No decorrer deste trabalho buscaremos mostrar forma apropriada para que as empresas no setor de serviços óticos possam evitar altos índices de rotatividade gerados pela má contratação.

A rotatividade de pessoal, também conhecida por turnover, está relacionada com a saída de funcionários de uma organização e as razões para o desligamento podem ser diversas.

O índice de turnover “é usado para definir a flutuação de pessoal entre uma organização e seu ambiente. Seu cálculo é feito por meio da relação percentual entre a média das admissões e dos desligamentos, em relação ao número total de participantes da empresa” (CHIAVENATO, 2010).

As pessoas podem solicitar a sua demissão por descontentamento com alguma política da empresa, falta de motivação, ou busca de uma melhor colocação profissional. Também, a empresa se coloca neste direito e busca por profissionais mais capacitados para integrar o seu quadro funcional ou ainda procura pela inovação em seus sistemas. De acordo com (VERGARA, 2007) os colaboradores inseridos numa organização, esperam dela recompensas, que irão satisfazer suas necessidades quanto funcionário, assim como as empresas esperam que os empregados contribuam com todas as suas energias para satisfazer seus objetivos organizacionais.

Há uma grande importância para as empresas na questão de recrutamento e seleção porque sendo utilizado de maneira correta proporcionará à organização mais sucesso ao integrarem colaboradores mais comprometidos com a empresa, ou seja, colocando profissionais capacitados para ocuparem o cargo, ofertando através de oportunidades dada pelo mercado de trabalho em que resulta no recrutamento e na seleção. Isso acontece porque quando se cria no mercado muita oferta de trabalho funciona como uma corrente ligando recrutamento com a seleção que é a etapa que filtra os candidatos pretendidos a vaga.

1 TEMA 

Recrutamento e seleção: uma análise da importância do capital intelectual referente ao nível de rotatividade no setor de serviços do ramo ótico em Manaus.

2 PROBLEMA 

Neste sentido o problema que se estabelece é o seguinte: quais são as causas dos altos índices de rotatividade que afetam as empresas no ramo ótico, causando assim um aumento nos custos e perda do capital intelectual?

3 OBJETIVO GERAL 

Apresentar o processo de recrutamento e seleção que resulta no alto nível de rotatividade nas empresas no setor de serviço do ramo ótico.

4 OBJETIVO ESPECÍFICO 

  • Verificar o atual processo de recrutamento e seleção nos aspectos que podem impactar no processo da elevação do índice de rotatividade.
  • Identificar os motivos do aumento do nível de rotatividade nas empresas pesquisadas.
  • Analisar a percepção negativa e positiva do capital intelectual sobre as empresas pesquisadas.

5 JUSTIFICATIVA

Diante das diversas transformações, o mercado exige cada vez mais empresas competitivas e comprometidas com seus colaboradores. Assim, profissionais capacitados são imprescindíveis para atuar nestas empresas. No entanto, fazem-se necessários investimentos em processos de recrutamento e seleção mais eficientes e sistemas de retenção de talentos a fim de evitar gastos tanto com admissões como com demissões de empregados. Porém, a empresa constitui-se de um sistema aberto com fluxo de entradas e saídas de indivíduos, sendo inevitável evitar a rotatividade. Contudo, uma alta rotação de funcionários pode gerar uma série de problemas, agrupando custos e perdas para a organização.  

O estudo da rotatividade de pessoas é um tema de grande importância na dinâmica organizacional. Desta forma, a escolha deste justifica-se pelo fato de que, identificando as causas e as taxas de rotação de funcionários na empresa, melhorias nos procedimentos de administração de pessoas poderão contribuir com um quadro de funcionários mais qualificados e motivados com o trabalho. Sendo assim, a pesquisa tem como finalidade contribuir para que a organização possa obter respostas para diagnosticar os prováveis determinantes de turnover, podendo tomar providências que contribuirão nos processos utilizados pelos recursos humanos das empresas pesquisadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.7 Kb)   pdf (272.2 Kb)   docx (34.5 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com