TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ECONOMIA E OS RAMOS DA MICROECONOMIA

Projeto de pesquisa: A ECONOMIA E OS RAMOS DA MICROECONOMIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  Projeto de pesquisa  •  3.930 Palavras (16 Páginas)  •  702 Visualizações

Página 1 de 16

FACULDADE PITÁGORAS BETIM

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

2º PERÍODO

ECONOMIA

A ECONOMIA E OS RAMOS DA MICROECONOMIA

BETIM

2013

A ECONOMIA E OS RAMOS DA MICROECONOMIA

Trabalho apresentado pelo acadêmico como exigência do curso de graduação em ECONOMIA da FACULDADE PITÁGORAS BETIM sob a orientação do professor ANTÔNIO GOMES.

BETIM

2013

AGRADECIMENTOS

A Jesus Cristo, amigo sempre presente, sem o qual nada teria feito.

Aos amigos, que sempre incentivaram meus sonhos e estiveram sempre ao meu lado.

Aos meus colegas de classe e demais graduandos pela amizade e companheirismo que recebo.

RESUMO

A economia pode ser definida como a ciência que estuda a forma como as sociedades utilizam os recursos escassos, para produzir bens com valor. E de como os distribuem entre os vários indivíduos.

A economia procura responder a três questões, as quais constituem os três problemas de qualquer organização econômica: O QUÊ, COMO E PRA QUEM.

A microeconomia estuda o comportamento das famílias e das empresas e os mercados nos quais operam (Consumidores, empresas, e mercados específicos).

Também analisa a formação de preços no mercado.

1 - Formação de preço

Todo produto sofre a influencia de algumas variáveis até chegar a seu preço de mercado, a páscoa por ser uma época que aquece o mercado dos chocolates coloca em grande destaque estas variáveis.

“ Páscoa costuma dar um sabor mais doce para a vida de todos, inclusive de muitos empresários. A festa que remonta aos tempos de Cristo é celebrada com a tradicional troca de chocolates e movimenta todos os negócios que vendam o produto.”

2 – Demanda de mercado

É a quantidade do bem ou serviço que os indivíduos desejam e estão dispostos à adquirir num determinado período de tempo, ao decorrer da época da Páscoa (período de tempo) esse bem seria o chocolate.

Há uma relação inversa entre o preço e a quantidade procurada (demanda) e na Páscoa por ser uma época sazonal ela é afetada, pois mesmo havendo uma elevação do preço no mercado, há uma busca em maior quantidade do bem do que normalmente teria.

“O otimismo prevalece, já que o Brasil subiu um ponto no ranking dos maiores mercados mundiais, passando de quinto para quarto lugar e as vendas de chocolate de uso continuo (bombons e tabletes) atingiram as 304 mil toneladas em 2007, 22,5% a mais que o ano anterior, de acordo com dados da Associação Brasileira da Industria de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab).

Segundo a Abicab, a produção industrial desses itens, em 2008, deve crescer em torno de 7% em relação ao ano de 2007, atingindo 22,9 mil toneladas, que correspondem a mais de 100 milhões de ovos.”

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ...................................................................................................... ....06

1. A ECONOMIA ......................................................................................................07

2.OS RAMOS DA MICROECONOMIA......................................................................08

2.1DEFINIÇÕES DE MICROECONOMIA .............................................................09

2.2TEORIA GERAL DE PREÇOS ..........................................................................10

CONSIDERAÇOES FINAIS.......................................................................................11

REFERÊNCIAS..........................................................................................................11

ANEXO ......................................................................................................................12

INTRODUÇÃO

Este presente trabalho tem por objetivo apresentar os conceitos da economia, a ciência social que estuda a produção, distribuição, e consumo de bens e serviços.

O que é Economia?

Economia é o conjunto de atividades desenvolvidas pelos homens visando a produção, distribuição e o consumo de bens e serviços necessários à sobrevivência e à qualidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com