TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia alemã contribuiçao de max weber

Por:   •  27/3/2017  •  Dissertação  •  338 Palavras (2 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 2

Faculdade Santíssimo Sacramento

Data: 27/03/2017

Disciplina: Sociologia Organizacional

Professora: Vânia Regina de Souza Santos

Aluna: Mariana Teles Santos

 

Resumo sobre o texto “A sociologia alemã: contribuição de Max Weber”

França e Inglaterra desenvolveu o pensamento social sob a influência do desenvolvimento industrial e urbano.

A indústria e a expansão marítima e comercial, fez com que esses países entrassem em contato com sociedades e culturas diferentes, obrigando os pensadores dessa época a interpretar a diversidade social.

Na Alemanha iniciou esse pensamento burguês tardiamente, no século XIX, e sob influência de outras correntes filosóficas, e da sistematização de outras ciências humanas como a história e antropologia. Já a expansão econômica se dá numa época de capitalismo concorrencial, e numa época de corrida imperialista, submetendo assim os países as diferentes culturas. Como Alemanha adiou sua unificação como Estado, diferente das nações europeias e isso atrasou sua entrada na corrida industrial e imperialista.

Isso fez com que os estudos sociais fossem voltados as diferenças sociais que esses países estavam se deparando. Devemos então distinguir no pensamento alemão, a preocupação com o estudo da diferença.

A sociedade sobre uma perspectiva histórica

A diferença entre o positivismo e o idealismo se expressa de maneiras diferentes, de como cada corrente encara a história. O positivismo acredita que a história faz parte da evolução da sociedade como universalismo e toda humanidade passa, deixando de lado as particularidades históricas de cada sociedade. O positivismo valoriza a generalização, a evolução e comparação entre as formações sociais.

Para Weber a pesquisa histórica é necessária para entender as diferenças sociais, e compreender as sociedades. Sendo assim o caráter particular de cada sociedade deve ser respeitado.

A ação social: uma ação com sentindo

Weber considera como objeto de investigação, a ação social, que é dotada de sentindo. Essas ações são praticadas por emoções ou por interesses racionais, e leva em conta a reação de outros indivíduos. O caráter social da ação individual decorre da interdependência dos indivíduos. O próprio indivíduo que produz o sentido da ação social, por meio de seus valores e sua motivação.

A tarefa do cientista

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (56.6 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com