TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SÍNTESE: NBC TA 200 - OBJETIVOS GERAIS DO AUDITOR INDEPENDENTE

Por:   •  14/8/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DOCENTE:
EMERSON FIRMINO
DISCENTES: JULIANA ALVES DE LIMA

SÍNTESE: 
NBC TA 200 - OBJETIVOS GERAIS DO AUDITOR INDEPENDENTE

NATAL/RN

2018

SÍNTESE: NBC TA 200 - OBJETIVOS GERAIS DO AUDITOR INDEPENDENTE

        A NBC TA 200 entrou em vigor em 1° de janeiro de 2010, a qual aborda os objetivos de um auditor independente, discriminando os passos para que possibilite ao auditor o cumprimento desses objetivos, além de, expor as suas responsabilidades gerais.

        As demonstrações sujeitas à auditoria são as da empresa, elaboradas pela sua administração. A auditoria aumenta a confiança nas demonstrações contábeis por parte dos usuários, por isso, ao fazê-la, os auditores devem manter o ceticismo profissional, que é a postura onde inclui uma mente questionadora, indicando e avaliando os riscos de distorção relevante, independentemente de ter sido ocorrido por fraude ou erro. Para que possa assim, formar uma opinião sobre as demonstrações com base em conclusões obtidas através da auditoria.

Outro objetivo do auditor é apresentar o relatório sobre as demonstrações contábeis e comunicar-se como exigido pelas NBC TAs, em conformidade com as constatações do auditor. E se em algum caso não for possível obter segurança razoável e a opinião com ressalva no relatório do auditor for insuficiente para atender o usuário, as NBC TAs diz que o auditor se recuse de expor sua opinião ou renuncie ao trabalho.

        A NBC TA 200 lista inúmeras definições para um melhor entendimento. Pode-se citar a definição de risco de auditoria, que é o risco de que auditor expresse uma opinião de auditoria inadequada quando as demonstrações contábeis contiverem distorção relevante. O risco de auditoria é uma função dos riscos de distorção relevante e do risco de detecção, esse último por sua vez, é o risco de que os procedimentos executados pelo auditor para reduzir o risco de auditoria a um nível aceitavelmente baixo não detectem uma distorção existente que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções.

        E por fim, se um objetivo em uma NBC TA relevante não pode ser cumprido, o auditor deve avaliar se isso o impede de cumprir os objetivos gerais de auditoria e se isso exige que ele, em conformidade com as NBC TAs, modifique sua opinião ou renuncie ao trabalho. A falha no cumprimento de um objetivo apresenta um assunto significativo, que exige documentação em conformidade com a NBC TA 230- Documentação de auditoria.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (113.1 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com