TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Objetivos Gerais Educaçao Infantil 1 Trimentre

Exames: Objetivos Gerais Educaçao Infantil 1 Trimentre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  747 Visualizações

Página 1 de 2

Objetivos específicos:

Conhecimento Linguístico:

• Ampliar o vocabulário

Várias atividades foram realizadas estimulando o aluno a expor suas experiências pessoais, falar e ouvir, transmitir recados, participar de situações de interlocução com colegas e adultos, escutar ativamente a leitura e narrativas, participar de diversas situações de leitura e de escrita, observar cenas e descrever oralmente os fatos representados. Trabalhamos também com rótulos de produtos de higiene pessoal.

• Identificação e traçado das vogais: A, E, I, O e U

• Identificação e traçado das consoantes: B, C e D.

Esse trabalho foi realizado através das linguagens visual, oral e escrita das vogais e consoantes. Foram desenvolvidas atividades diversificadas em folha, pesquisas em jornais e revistas, identificação das vogais e consoantes no início e no meio das palavras e identificação de nomes de pessoas e objetos. Assim como, em músicas e histórias diversificadas, incluindo várias situações vivenciadas em sala de aula e fora dela.

• Interpretação oral / Linguagem oral

Foram oferecidas as crianças oportunidades de leituras realizadas através de diferentes portadores de textos: livros, revistas, gibis rótulos, entre outros.

Os alunos foram estimulados a compartilhar a leitura com outros colegas, a narrar contos, fazer perguntas, comentários e emitir opiniões e sentimentos.

Conhecimento Matemático

• Identificar visualmente e escrever os números 1,2 e 3.

• Proceder à contagem convencional / sequência numérica.

• Relacionar uma quantidade ao símbolo que a representa.

Os conhecimentos numéricos foram introduzidos através de situações reais e conhecidas pelas crianças. Os alunos foram incentivados de forma lúdica, a procurarem representações dos números trabalhados em diversas situações dentro da sala de aula.

Atividades dinâmicas com a utilização de objetos foram realizadas, atividades em folha, de tracejado e escrita dos numerais, além de atividades nos livros, “De Mãos Dadas” e da Rede Católica de Ensino.

• Identificação das cores primárias.

As cores primárias foram apresentadas as crianças através de atividades dirigidas em sala de aula e fora dela. Foi explicado que o amarelo, o vermelho e o azul são chamadas de cores primárias, porque são com elas que formamos outras cores.

• Explorar noções de grandeza.

Foram propostas atividades que reforçaram a habilidade de comparar alturas e fazer estimativas de simples observação: “Quem é o mais alto?” e “E o mais baixo?”

Atividades que permitiram pensar, num primeiro momento, essencialmente sobre características opostas das grandezas e objetos, como grande/pequeno, comprido/curto, longe/perto, muito/pouco, quente/frio, etc.

Através do livro, “De Mãos Dadas”, realizamos diversas atividades visuais, de comparação, como, tamanho das mãos e dos pés, entre outras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com