TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OBJETIVOS GERAIS DO AUDITOR INDEPENDENTE E A CONDUÇÃO DA AUDITORIA EM CONFORMIDADE COM NORMAS DE AUDITORIA

Por:   •  19/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  1.253 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA – NBC TA 200 - OBJETIVOS GERAIS DO AUDITOR INDEPENDENTE E A CONDUÇÃO DA AUDITORIA EM CONFORMIDADE COM NORMAS DE AUDITORIA.

A NBC TA 200 trata de estabelecer às responsabilidades de um auditor independente em sua condução de auditar as demonstrações contábeis conformes as normas regidas brasileiras e internacional de auditoria.

          Especificando a norma, ela expõe objetivos gerais de um auditor independente e explica seu alcance, para que o auditor possa exercer seus objetivos. A norma Também informa o alcance, a autoridade e a estrutura das NBC TA e as responsabilidades gerais do auditor independente.

 A NBC TA 200 sintetiza o objetivo de uma auditoria na apresentação das demonstrações contábeis, como a auditoria pode passar confiança para aqueles registros contábeis. E como é alcançado pelo auditor com os objetivos propostos pela norma para conduzir o trabalho.

As NBC TAs, exigem que eles tenha uma segurança aceitável de que as demonstrações contábeis estão livres de algum problema, independentemente se foram acarretadas por fraude ou algum erro. Caso o auditor não obtenha segurança razoável ou a opinião com ressalva no relatório for insuficiente para atender os usuários previstos nos demonstrativos, a norma estabelece que o auditor renuncie de emitir opinião ou renuncie ao trabalho, quando a renúncia for prevista em lei ou regulamentada.

A NBC TA 200 define ainda os significados de alguns termos técnicos utilizados, sobre os quais cito os mais relevantes a seguir: Estrutura de relatório financeiro, Evidências e auditoria, Distorção, Risco de auditoria, Risco de detecção, Risco de distorção relevante, Risco inerente, Risco de controle, Julgamento profissional.

Os auditores também devem cumprir exigências éticas, inclusive relacionadas à sua independência, no que se refere aos trabalhos de auditoria de demonstrações contábeis. Estas exigências éticas seguem o Código de Ética Profissional do Contabilista e as NBC TAs.

O auditor deve ter a postura de, conduzir os trabalhos com ceticismo profissional. A condução adequada dos trabalhos também está diretamente relacionada com o julgamento profissional do auditor em exercício.

Esta é uma condição essencial do auditor referindo aos requisitos éticos quando relacionados às demonstrações contábeis.

Os trabalhos de auditoria devem estar de acordo com as NBC TAs vigentes, o auditor não deve declarar conformidade com as normas em seu relatório a menos que ele tenha utilizado os procedimentos estabelecidos nas NBC TAs ao planejar e executar seu papeis de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (61.1 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com