TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC UNOPAR CIENCIAS CONTABEIS UNOPAR 7 E 8 PERIODO

Por:   •  17/9/2017  •  Monografia  •  4.348 Palavras (18 Páginas)  •  2.957 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]

DEDICATÓRIA

Dedico aos meus pais, como forma de retribuir a dedicação por toda a minha vida. Através de sua sabedoria foi motivo de minha inspiração como futuro profissional.

AGRADECIMENTOS

Agradeço a meus professores, coordenadores, colegas, amigos e funcionários da faculdade, pela dedicação e acolhimento a nós discentes.

RESUMO

O presente Estágio Supervisionado veio proporcionar a relevância da utilização da Contabilidade nas atividades operacionais das empresas. Onde no campo gerencial ela produz os elementos fundamentais para dirigir o negócio. Os documentos ministrados pela Contabilidade Financeira são indispensáveis para que os indivíduos possam analisar a sua atuação financeira passada. Uma empresa irá depender do desempenho e habilidades dos seres humanos e do material que é disponibilizado para alcançar uma situação favorável. A metodologia utilizada foi realizada através de pesquisas bibliográficas, baseadas em autores atuais que abordam sobre o referido assunto, que se tratou um estudo de uma empresa. Diante disso, a pesquisa está entrelaçada com o desenvolvimento desta ciência que deve ser aplicada antes de uma crítica construtiva vinda dos administradores, dos dados requeridos pelos mesmos, e do espaço organizacional em sentido unânime.

LISTAS

AC – Ativo Circulante

CPC –Comissão de Pronunciamentos Contábeis

PL – Patrimônio Líquido


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        07

2        METODOLOGIA        10

3        DESENVOLVIMENTO        11

4        CONSIDERAÇÕES FINAIS        26

4        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        27

5        APÊNDICES        29

        



  1. INTRODUÇÃO

No mundo moderno, onde se vivenciou inúmeras mudanças, um mundo recheado de descobertas fascínias, onde o conhecimento predomina diante das novas tecnologias da comunicação e da informação, a Contabilidade vem se afirmar definitivamente como ciência. Tendo seu objeto de estudo, o patrimônio e suas diversas variações, atingindo cada vez mais a determinação de seu valor. Em um meio em que os bens das pessoas e das organizações flui instantaneamente em divulgações nas redes de relações abstratas, o problema de sua mensuração tornou-se também um imenso desafio. E nessa interação na qual as pessoas se encontram, totalmente globalizadas, toda e qualquer organização necessita de uma reciclagem para com as suas ferramentas de gestão. Um bom sistema de gerenciamento é de fundamental importância para se fazer uma organização caminhar bem (BEUREN, 2008; SANTOS, 2007; PADOVEZE, 2007).

A Contabilidade exerce um fundamental papel que é de controlar, onde esse controle é feito através de coleta, armazenamento e processamento das informações geradas pelos fatos que alteram a situação patrimonial (PADOVEZE, 2007).

Dando um dinamismo no objetivo da contabilidade Padoveze vem definir o patrimônio como (2007, p. 29):

Patrimônio é o conjunto de riquezas de propriedade de alguém ou de uma empresa (de uma entidade). São aqueles itens que a civilização convencionou chamar de riquezas, por serem raros, úteis, fungíveis (característica de troca), tangíveis (característica de poder ser movimentado e ser tocado fisicamente), desejáveis etc. Dentro dessa visão já tradicional para a humanidade, e numa primeira etapa de definição, patrimônio seria o conjunto de bens.

Assim sendo o patrimônio (conjunto de bens, direitos e obrigações), será através da interpretação aprofundada deste, que se tem uma posição da real situação da empresa.

Segundo Almeida (2005, p.13): “o objetivo principal da contabilidade é coletar, registrar, resumir, analisar e relatar, em termos monetários, informações acerca dos negócios das companhias”. Portanto essas informações devem ser coletadas, armazenadas, processadas, planejadas e controladas de maneira que, os usuários que trabalham com elas, possam saber e sentir que estão operando com dados que reflitam a realidade empresarial.

Segundo Sá (1997, p. 15) apud Beuren (2008, p. 22): “A contabilidade nasceu com a civilização e jamais deixará de existir em decorrência dela; talvez, por isso, seus progressos quase sempre tenham coincidido com aqueles que caracterizam os da própria evolução do ser humano”. Diante disso, percebe-se que a contabilidade existe deste que no mundo há ser humano, mesmo sendo esta arcaica em seu início, mas que ela está adequada com o período em que vive a sociedade, e com certeza esta acompanha simultaneamente o desenvolver do mundo.

É importante destacar que quanto mais sucintas forem as informações, melhor e mais eficiente será o resultado. No atual segmento empresarial, grandes empresas buscam constantemente meios informacionais que possibilitem resultados confiáveis em suas tomadas de decisões.

E por meio do estudo da Ciência Contábil, nas teoria e vivências na UNOPAR, praticaremos as funções de um Contador inseridos em suas rotinas diárias de trabalho.

Assim, o presente trabalho tem como objetivo principal a aproximação e a apropriação de conhecimentos das rotinas atribuídas ao contador, por meio do estudo das estruturas das demonstrações contábeis instituída pelo CPC 00 e pela simulação das etapas e procedimentos aplicados aos processos contábeis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.2 Kb)   pdf (426.2 Kb)   docx (423.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com