TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

4 Periodo Unopar Ciências Contabéis

Pesquisas Acadêmicas: 4 Periodo Unopar Ciências Contabéis. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  6.380 Palavras (26 Páginas)  •  743 Visualizações

Página 1 de 26

SUMÁRIO

1. Introdução 3

2. Conceito de Orçamento 4

2.1 Orçamento 4

2.2 Orçamento Geral 5

2.3 Orçamento Flexível 6

3. Pontos Positivos do Orçamento para a Gestão 8

3.1 As Questões Tributárias para o Orçamento 10

3.2 Isenção e Imunidade Tributária 11

4. Balanço Patrimonial 12

4.1 Composição 12

4.2 Agrupamento 13

4.3 Procedimentos para elaboração do balanço 13

5. Demonstração do resultado do exercício 13

5.1 Conceito da DRE 13

5.2 Objetivos da DRE 14

5.3 Estrutura da DRE 14

6. Demonstração do fluxo de caixa 15

6.1 Objetivo de fluxo de caixa 15

6.2 Objetivos da demonstração do fluxo de caixa 16

7. A Comparação do orçado com o realizado com a utilização dos métodos quantitativos 17

7.2 Demonstrações contábeis obrigatórias (Balanço Patrimonial e DRE) 18

Considerações Finais 21

Referências Bibliográficas 22

1. INTRODUÇÃO

O conceito de orçamento é um projeto em detalhe dos resultados de um programa oficial de operações, com base em uma eficiência razoável. Embora o âmbito de “eficiência razoável” é indeterminado e depende da interpretação da diretiva política, deve-se afirmar que um projeto não deve ser confundido com um orçamento, enquanto não tenha prevista a correção de determinadas situações para obter a economia e redução de custos excessiva. A tendência do orçamento é ter um ciclo anual. Mesmo assim este período pode ser um tempo muito longo para planejar, dependendo do tipo da empresa e sua localização. Um exemplo são as empresas inseridas em mercados como o de tecnologia, que enfrentam problemas como as rápidas mudanças tecnológicas e produtos com ciclo de vida muito curto.

O objetivo do Orçamento é de auxiliar os administradores a entender por que os orçamentos não foram cumpridos. É útil quando os gestores estiverem tentando escolher um dentre vários níveis de atividade para fins de planejamento, e no acompanhamento, quando os administradores estiverem tentando analisar os resultados efetivos.

A demonstração do resultado do exercício (DRE) é uma demonstração contábil que se destina a evidenciar a formação do resultado líquido em um exercício, através do confronto das receitas, custos e despesas, apuradas segundo o princípio contábil do regime de competência, demostrando para os gestores como se impõe a saúde da empresa em relação ao ano de competência.

2. CONCEITO DE ORÇAMENTO

2.1 Orçamento

O conceito de orçamento tem vários usos, geralmente ligados à área de finanças e economia. O orçamento é, neste sentido, a quantidade de dinheiro estimada necessária para atender a certas despesas, sejam estas despesas de uma empresa, organização, família, etc.

Por exemplo, uma renda familiar estimada nas despesas a qual conclui que tem um orçamento de R$ 2.000 por mês. Isto significa que os custos mensais não poderão exceder essa quantia, caso contrário, a família vai incorrer em dívidas. Desenvolver um orçamento ajuda nestes casos, para atingir as metas de poupança e para controlar o desenvolvimento da economia familiar e logicamente no caso empresarial.

Orçamentos são ferramentas usadas tanto por pessoas físicas e jurídicas para a previsão das receitas e despesas de um determinado período de tempo, geralmente são feitos para um ano de prazo. O orçamento é um documento que permite definir as prioridades e avaliar a realização dos objetivos.

Para melhor compreensão e controle, os orçamentos são classificados em contas que os integram para criar um sistema de informação confiável e uma ferramenta que irá ganhar uma vantagem sustentável, otimização de processos e agilizar as operações.

Um orçamento é o cálculo que é realizado com antecipação tanto das receitas como das despesas de uma empresa, uma entidade pública, um estado, ou simplesmente da economia familiar. O orçamento do Estado inclui gastos para este ano com o pagamento da dívida externa.

De alguma maneira, poderia ser comparado ao orçamento como um plano de termos econômicos que tem a missão de cumprir com metas manifestadas em valores e em termos financeiros, de acordo com concretas condições estipuladas. Graças a este instrumento as empresas, as instituições públicas, ou as pessoas, entre outras, desenvolverão seu planos, suas atividades, disponibilizarão suas prioridades e avaliarão os objetivos para atingir dentro de um ano.

2.2 Orçamento Geral

O orçamento contínuo é baseado em um prazo movente que se estende em função de um prazo fixo. Quando um período termina, outro é acrescentado ao final do ciclo. Ele é elaborado geralmente em 12 meses. Quando o mês atual termina, outro é acrescentado no futuro.

Segundo Welsch (1983) afirma que há dois enfoques para as empresas estabelecerem políticas quanto ao período de tempo a ser coberto pelos planos de resultados e à frequência com que o ciclo de planejamento formal repetir-se-á: o planejamento periódico (estático, uma vez ao ano) e o planejamento contínuo de resultados. O que vai subsidiar as empresas a optarem por um dos dois enfoques é o fato de algumas delas operarem em condições que permitam a preparação de planos de resultados exequíveis, com muita antecedência, e outras encontrarem dificuldades consideráveis para planejar para um futuro distante.

Uma vez que a organização tenha decidido executar o planejamento estratégico financeiro, por meio das previsões contínuas, ela deve se preocupar com que o processo de previsão seja focado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.4 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com