TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Portfolio 7º Período Ciências Contábeis Unopar

Por:   •  5/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.154 Palavras (9 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

2.1        ATIVIDADE 1        4

2.2        ATIVIDADE 2        5

2.3        ATIVIDADE 3        7

2.4        ATIVIDADE 4        8

3        CONCLUSÃO        10

REFERÊNCIAS        11

        

        

  1. INTRODUÇÃO

Com a propagação a Pandemia da Covid-19, as ações voltadas para a saúde da população ganharam mais espaço. Nesse sentido, empresas farmacêuticas e da área de saúde passaram a pensar em alternativas para conseguir realizar as pesquisas necessárias, assim como também conseguir a margem de lucro esperada.

Pensando nesse contexto, a presente produção possui como temática o caso da Companha de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos – LABORLIFE, a qual deseja realizar a abertura de seu capital, visando a captação de recursos para expandir suas atividades.

Para que isso seja possível, esta produção divide-se em quatro partes, as quais abordam: (i) a importância da conciliação bancária para o caso da LABORLIFE; (ii) propostas para solucionar problemas da empresa relacionadas ao planejamento geral; (iii) cálculos para auxiliar na compreensão acerca da venda de medicamentos da empresa; e, por fim, (iv) explicações acerca do processo de auditoria independente pelo qual LABORLIFE precisará passar.

  1. DESENVOLVIMENTO

  1. ATIVIDADE 1

O trabalho do contador exige uma análise e interpretação das movimentações financeiras e econômicas das empresas, as quais são registradas em documentos contábeis. Durante a análise dessas documentações, o contador deve ficar atento aos possíveis erros nos números e valores presentes, visando impedir quaisquer problemas ou danos para seus clientes. Nesse sentido, é fundamental diferenciar fraude e erro contábil. 

De acordo com o Conselho Federal de Contabilidade (2003), o erro pode ser entendido como um ato não intencional de omissão ou má interpretação dos registros contidos nos registros contábeis. A fraude, por sua vez, refere-se a um intencional, que visa omitir ou manipular as informações acerca das transações e dos documentos contábeis. Sendo assim, enquanto o erro é feito sem intenção, a fraude é realizada para um determinado objetivo ilegal, tal como evitar o pagamento de impostos ou alterar resultados. 

Outro ponto importante que a equipe de contabilidade da empresa LABORLIFE precisa focar corresponde ao processo de Conciliação Bancária, o qual consiste em um processo de gestão financeira que analisa quais foram as entradas e saídas presentes no extrato bancário da empresa, visando a verificação dos dados, isto é, se há inconsistência ou não das informações do registro interno. 

De forma geral, a Conciliação Bancária serve para identificar fraudes internas, garantindo à empresa um maior controle de suas movimentações financeiras. Estão envolvidos no processo de conciliação bancária os seguintes documentos: comprovantes de pagamentos, notas fiscais, boletos bancários e extratos bancários. Esses são necessários, pois contém as informações necessárias referentes às entradas e saídas da empresa. 

É importante ressaltar que há medidas a serem executadas quando se encontram erros em documentos contábeis. Dentre as possibilidades, destaca-se a realização de um ajuste de exercício anterior na contabilidade, que pode ser definido como a regularização devido a alterações de critério contábil ou como a verificação de um erro ocorrido no período anterior. Sendo assim, é um modo de diminuir o impacto dos erros na documentação contábil.

A partir disso, pode-se afirmar que a conciliação bancária é de extrema importância no processo de evidenciação das informações patrimoniais e de resultados de uma empresa, pois possibilita encontrar erros e corrigir as informações, colocando em análise minuciosa as informações e auxiliando a empresa na saúde financeira da entidade. Sendo assim, ao evidenciar as informações a partir do Balanço Patrimonial e da Demonstração do Resultado do Exercício, é possível adicionar informações verificadas.

  1. ATIVIDADE 2

Um planejamento global, como o próprio nome sugere, está relacionado com as medidas de planejamento que funcione para toda a empresa, isto é, de forma global. Por essa razão, um planejamento global contém elementos estratégicos e operacionais, visando estabelecer quais caminhos devem ser percorridos para reduzir riscos de investimentos e determinar quais estratégias podem ser realizadas para se alcançar a margem de lucro esperada. 

        Desse modo, ao se elaborar um planejamento global, uma empresa deve considerar qual objetivo espera alcançar, o contexto econômico no qual está inserida, as necessidades dos funcionários, as tendências de mercado específico de atuação, as demandas do público-alvo, a viabilidade do plano de ação, incluindo as atividades necessários e os respectivos prazos de execução de cada, o orçamento necessário, o responsável por cada atividade e potenciais riscos do planejamento. 

        Esses pontos são fundamentais, pois, os aspectos estratégicos referem-se ao ajuste do foco da empresa, no que diz respeito a seus objetivos, expectativas de resultados, valores e fortalecimento das partes interessadas. E, de forma complementar, os aspectos operacionais estão relacionados aos planos de ações detalhados do que será realizado pela empresa para atingir seus objetivos. 

        Apesar do destaque dado ao planejamento, também é necessário que a Controladoria faça parte da solução dos problemas identificados na empresa LABORLIFE, pois esta é responsável por administrar todas as atividades realizadas. Por meio dessa administração, o controle garante a possibilidade de executar as ações elaboradas durante o planejamento, através da coordenação da base, o que corresponde a uma maior organização da gestão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (170.8 Kb)   docx (573.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com