TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA DA CONTABILIDADE. SEMELHANÇA DA VIDA PARTICULAR EA DE UMA EMPRESA

Trabalho acadêmico: TEORIA DA CONTABILIDADE. SEMELHANÇA DA VIDA PARTICULAR EA DE UMA EMPRESA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  Trabalho acadêmico  •  24.353 Palavras (98 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 98

Sumário

INTRODUÇÃO 4

TEORIA DA CONTABILIDADE 4

SEMELHANÇA DA VIDA PARTICULAR E A DE UMA EMPRESA 5

CONCEITOS DE ATIVO, PASSIVO, GOODWILL, RECEITAS, DESPESAS, GANHOS E PERDAS. 5

EXERCÍCIOS 12

RELATÓRIO CONTÁBIL 13

PETROBRAS BICOMBUSTÍVEL S.A 13

PETROBRAS BIOCOMBUSTÍVEL 13

DEMONSTRAÇÃO DAS MUTAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO 15

DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA 16

DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO 18

NATURA COSMÉTICOS S.A 22

BALANÇOS PATRIMONIAIS 22

LOJAS AMERICANAS SA 29

RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO 29

LOJAS AMERICANAS S.A. 29

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL 31

IMPORTÂNCIA DAS SOCIEDADES ANÔNIMAS NO CENÁRIO CORPORATIVO BRASILEIRO 33

QUADRO COMPARATIVO 37

REFERÊNCIAS 42

INTRODUÇÃO

Este trabalho acadêmico tem como objetivo prover o conhecimento sobre a origem e princípios básicos da contabilidade antiga e moderna e seus princípios básicos da contabilidade.

TEORIA DA CONTABILIDADE

A Contabilidade tem evoluído ao longo dos anos em função de diversos estudos que possibilitam o surgimento de novas e melhores formas de controlar o patrimônio através de um sistema informações que possibilitam a tomada de decisões mais racionais no intuito de garantir a continuidade e o sucesso das organizações.

Para isso, o estudo da Contabilidade como o de qualquer outra ciência, necessita estar centrado num foco, num objeto que será investigado e desnudado, visando conhecer intimamente o mesmo. Também é necessário identificar o objetivo, ou seja, o alvo, a meta, a finalidade do que se pretende atingir com o estudo do objeto; bem como as funções que são as ações naturais da contabilidade, as atribuições que são desencadeadas para garantir o atendimento dos objetivos.

Contabilidade é um dos conhecimentos mais antigos e não surgiu em função de qualquer tipo de legislação fiscal ou societária, nem embasada em princípios filosóficos, ou em regras estipuladas por terceiros, mas pela necessidade prática do próprio gestor do patrimônio, normalmente seu proprietário, preocupado em elaborar um instrumento que lhe permitisse, entre outros benefícios, conhecer, controlar, medir resultados, obter informações sobre produtos mais rentáveis, fixar preços e analisar a evolução de seu patrimônio. Esse gestor passou a criar rudimentos de escrituração que atendessem a tais necessidades.

As principais funções da Contabilidade são: registrar, organizar, demonstrar, analisar e acompanhar as modificações do patrimônio em virtude da atividade econômica ou social que a empresa exerce no contexto econômico.

SEMELHANÇA DA VIDA PARTICULAR E A DE UMA EMPRESA

A vida particular de qualquer ser humano tem semelhança com a de uma empresa, pois todos os atos que envolvem a administração cotidiana nos levam a fatores igualados a organização administrativa de uma empresa, por exemplo, o objetivo principal da contabilidade é permitir que os usuários avaliem a situação financeira e econômica da entidade, e deve ser um instrumento útil a tomada de decisão. E o mesmo ocorre em nossa vida particular é necessário avaliarmos nossa situação financeira. Numa empresa o capital inicial é o dinheiro aplicado do proprietário, ou de um ou mais sócios e o giro do mesmo se dá devido os produtos ou serviços consumidos pelos clientes, já em nossa vida particular esse capital é derivado do nosso salário, fruto de nosso trabalho (prestação de serviços em troca de capital), ou seja, ambos recebemos pelo o que exercemos. Geralmente em nossa vida particular somamos a renda total da família, dividimos nossas despesas, (contas a pagar), como água, luz, telefone, internet, alimentação, transporte, gás, aluguel e outras despesas mais a depender da família o que dá formação ao nosso fluxo de caixa. Numa empresa essa saída pode vir através de salários a pagar para os funcionários, matéria prima para criação de seus produtos, serviços terceirizados, energia elétrica, empréstimos a pagar, empréstimos a pagar, encargos sociais, entre outros.

A contabilidade é considerada uma ciência social a qual nos fornece informações a fim de manter as finanças em ordem visando os direitos, deveres e obrigações necessárias para contribuir com as decisões da organização, podemos por assim dizer, que é nítida tal semelhança em nossa vida particular quando também administramos nossa vida dando ênfase aos nossos direitos, deveres e obrigações empregaram a contabilidade em nossas vidas e a utilizamos por meio quantitativos onde nossos objetivos é lidarmos com as situações financeiras e econômicas com total controle para não entrarmos em defasagem.

CONCEITOS DE ATIVO, PASSIVO, GOODWILL, RECEITAS, DESPESAS, GANHOS E PERDAS.

Um domínio adequado dos conceitos básicos da Contabilidade e uma análise das suas características são fundamentais para o desenvolvimento da Teoria Contábil. De igual forma, o desenvolvimento das técnicas de identificação e mensuração dos itens dos relatórios contábeis contribui para o aperfeiçoamento do seu uso e para a melhoria dos processos de registro e gestão.

Conceitos relevantes da Contabilidade são eles: Ativo, Passivo, Goodwill, Receitas, Despesas, Ganhos, Perdas:

* Ativo: É tudo aquilo que pode ser adquirido ou criado é que rendera ganhos, pois assim lhe rendera alguma fonte de renda. Sendo assim, um ativo contribuirá para aumentar o seu poder aquisitivo, ou para aumentar a sua independência financeira.

* Passivo: É tudo aquilo que pode ser adquirido ou criado e que vai gerar despesas periodicamente.

* Goodwil: É a diferença entre o valor de mercado de um bem e o seu valor financeiro ou de mercado.

* Receitas:São todos os recursos provenientes da venda de mercadorias ou de uma prestação de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 97 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com