TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EVOLUÇÃO DO TRABALHO A Importância Do Uso Das Teorias Administrativas Para O Sucesso Das Empresas.

Trabalho Escolar: EVOLUÇÃO DO TRABALHO A Importância Do Uso Das Teorias Administrativas Para O Sucesso Das Empresas.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  2.832 Palavras (12 Páginas)  •  792 Visualizações

Página 1 de 12

1 INTRODUÇÃO

O trabalho surge da necessidade do homem em satisfazer suas necessidades, desde que o alimento tornou-se mercadoria o homem viu a necessidade do trabalho, a classe trabalhadora enfrentou vários problemas, com má remuneração, falta de reconhecimento, o que ocasionava em trabalhos mau feitos, pessoas infelizes, e que trabalham apenas pela necessidade de alimentar-se a si e a sua família, sabiam que não conseguiriam promoção, pois, o trabalho nunca era reconhecido. Com o passar dos anos, os trabalhadores passaram a ficar desmotivados,o que causa queda na produção, o administrador tem uma função fundamental, além de precisar organizar uma empresa, mantê-la no mercado, precisa motivar seus funcionários, mostrando a eles que são peças importantes da empresa, o administrador precisa saber lidar com o ser humano de um modo geral, precisa muitas vezes explicar as atividades que cada trabalhador vai exercer, e resolver problemas complexos, mostrando a melhor solução para manter a empresa no mercado. Com isso é possível perceber que é necessário o administrador ter domínio em três habilidades, técnicas, humanas, e conceituais.

2 DESENVOLVIMENTO

Com a evolução das teorias administrativas foram classificadas como habilidades criticas do administrador. Habilidades técnicas, capacidade de usar procedimentos, técnicas e conhecimentos de um campo de especialização. Habilidades humanas é a capacidade de trabalhar com outras pessoas, de entendê-la e motivá-la, para que seus funcionários sintam-se realizados em seu trabalho e tenham um bom desempenho. Habilidades conceituais, capacidade de coordenar e integrar todos os interesses e atividade de uma organização. Implica ver a organização como um todo, compreendendo como suas partes dependem umas das outras e prevendo como uma mudança em qualquer das partes afetara o todo (visão sistêmica). Em uma era globalizada, tudo evolui, as habilidades do administrador também, conforme vai ocorrendo mudanças no cotidiano da sociedade, as necessidades mudam também, e as habilidades precisam adequar-se a nova era. Com o crescente descontentamento do operário e o poder crescente dos sindicatos obrigou as organizações a estudarem novas formas de gestão que proporcionem uma maior satisfação no trabalho. Teoria clássica aborda que o homem é obcecado pelo comando, ela trata da autoridade. Da manipulação sofrida pelos trabalhadores. Já a teoria comportamental, ênfase nas pessoas, aborda que os indivíduos participam e defendem essa participação como pessoas capazes de tomar decisões e solucionar problemas. Teoria das relações humanas, essa teoria tem como prioridade as pessoas, ela busca humanizar e democratizar a administração. Teoria X, diz que o homem é preguiçoso, não tem ambições e trabalha por obrigação. Teoria Y, é oposta a teoria X, pois, diz que o homem é trabalhador, resistente e que gosta de assumir responsabilidades. Teoria burocrática, trata do apego do individuo as leis, não é eficaz, pois cada individuo possui uma necessidade diferente e essa teoria trata como se todo individuo tivesse as mesmas necessidades. Teoria dos sistemas, aborda que todo individuo é peça importante na empresa, e que sem ele a empresa não evolui. Teoria da contingência aborda que não existe uma forma única de se obter sucesso na empresa, que toda empresa sofre influência do ambiente interno e externo que cada uma tem uma forma diferente de alcançar o sucesso.

Resumindo: um administrador deve ser alguém que, a) dirija as atividades de outras pessoas e b) assuma a responsabilidade de alcançar determinados objetivos, por meio da soma de esforços. (KOETZ, 2011, p. 10).

2.1 CONCEITOS DE TRABALHO E A VISÃO CAPITALISTA.

A sociologia surge juntamente com a Revolução Industrial, suas teorias tentam dar conta de explicar a nova realidade de um mundo em que há novas forças sociais e novas classes. Cada um dos clássicos da sociologia desenvolveu um método próprio de abordar esta realidade. Emile Durkhein acreditava que o capitalismo era o caminho mais adequado para o crescimento social. Já Max Weber procurou compreender o motivo pelo qual o capitalismo surgiu no ocidente, Weber não via o capitalismo como um avanço para a sociedade, que visava apenas o lucro. Karl Marx tinha uma ideia oposta a Emile Durkein,pois, Marx lutava contra o capitalismo, onde o proletariado era explorado, Marx queria implantar um método de produção que fosse em beneficio do proletariado.

2.1.1 Conceitos de anomia,racionalização e alienação.

Esses pensadores criaram vários conceitos, Emile Durkein criou o da Anomia, Durkein via que quando uma alguma coisa não funcionava corretamente na sociedade, ela cairia em estado de anomia, ou seja, uma sociedade sem leis, ou regras, permitindo inúmeros conflitos de ordem moral, uma sociedade sem leis faz o uso da justiça pelas próprias mãos o que tornaria o mundo em um verdadeiro caos.. Max Weber criou o da racionalização, que tem um sentido teológico, seja em direção a resultados objetivos, seja em direção a valores subjetivos. Assim na medida que cada uma daquelas esferas da vida organizou-se com vista sobre a melhor visão para seu respectivo fim, tornou-se mais racional. Karl Marx chama de alienação do trabalho o fato de o trabalhador não se enxergar na mercadoria que ele mesmo produziu, ou seja, o trabalhador é separado do produto no final de seu trabalho.

Com base nesses estudos foram elaboradas teorias, relacionadas ao trabalho, que naquela época já gerava muitas revoltas, o que levou esses pensadores a elaborarem métodos com o intuito melhorar a trabalho do proletariado que já era tão explorado.

Segundo a teoria marxista, não se separa a teoria da prática, onde uma completa a outra, não existe teoria sem prática, o que segue sendo muito usado atualmente todo administrador faz uso dessa dupla de teorias, Marx já abordava a luta de classes, que segue atualmente a luta entra classe dominante e classe dominada. A teoria Weberiana trata de como as ideias e os valores ocasionam mudanças. Apesar de ter passado décadas, o mundo segue um ciclo de grandes mudanças, os valores da sociedade sofrem mudanças, Weber aprofundou-se também no estudo da conduta humana, das ações sociais, atualmente gestores usam desse estudo realizado por Weber, buscando motivar seus funcionários para obter melhor desempenho na produção. O positivismo veio para dar ordem social, enfatizando a importância da autoridade hierárquica, na tradição e nos valores morais interessados na preservação da nova ordem política e econômica que estava sendo implantada, o que se tornou os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com