TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TG ED IV UNIP CONTABEIS

Por:   •  25/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  339 Palavras (2 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 2

Pergunta

Explique de que forma a inclusão de educação ambiental nos mais baixos níveis escolares pode auxiliar no desenvolvimento de uma sociedade melhor para o futuro?

Educação para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil

O mundo em que estamos, existem vários fatores que ajudam a prejudicar o meio

ambiente. Dentre eles o lixo que degrada o meio ambiente, contaminando o solo e água, afeta a vida das pessoas e dos animais. O desmatamento causado pelas queimadas e também pela extração descontrolada de madeira das matas nativas, causando sérios problemas ao ecossistema, dificultando a manutenção da vida.

Pode-se entender educação ambiental, enquanto conceito, “os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade” (Art. 1º da Lei no 9.795de abril de 1999).

Neste modo, percebe-se a real necessidade da participação tanto individual quanto coletiva na formação de sociedades mais sustentáveis.

Tudo poderia ser resolvido ou amenizado se cada um se conscientizar que o meio

ambiente faz parte do meio em que vivemos, e mudarmos a maneira que agimos em relação a ele. São simples ações que vão fazer diferença e diminuirão os problemas ambientais que estão ao nosso redor. Para isso, faz-se necessária a inclusão da educação ambiental.

Essa inclusão proporciona a formação de indivíduos com senso crítico e de responsabilidade social, cidadãos capazes de construir ideias, valores, habilidades e atitudes voltadas para o desenvolvimento sustentável, para que as gerações futuras possam desfrutar desse meio e possam suprir suas necessidades em relação ao mesmo, não sendo privadas desse direito.

A educação ambiental nos mais baixos níveis, é essencial e de suma importância já que é a base que proporciona a conscientização e traz a sensibilização.

Resultado em que indivíduos são mais ecologicamente preocupados, interessados no aprofundamento do conhecimento sobre o assunto e então mais melhoria da qualidade de vida da sociedade e na proteção e conservação do meio ambiente.

Referencias:

http://www.mma.gov.br/port/sdi/ea/deds/pdfs/sumexec_eds.pdf

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/natural-sciences/education-for-sustainable-development/

https://www.trabalhosgratuitos.com/Sociais-Aplicadas/Ci%C3%AAncias-Sociais/Explique-De-Que-Forma-A-Inclus%C3%A3o-De-Educa%C3%A7%C3%A3o-124370.html

http://www.gthidro.ufsc.br/arquivos/Educa%C3%A7%C3%A3o-Ambiental-com-Instrumento-de-Inclus%C3%A3o-Social1.pdf

http://www.infoescola.com/sociologia/inclusao-social/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (55.5 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com