TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TG ED UNIP XIII PERICIA

Por:   •  24/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  725 Palavras (3 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 3

UNIP

Universidade Paulista

Interativa

Atividades Complementares XIII

Trabalho em Grupo – TG

Um Estudo Aplicado sobre Perícia Contábil

(Empresa Vinícola Diale Ltda.)

Aluno: 

Curso:

RA: 

Polo: 

Ano: 

  1. “O Sr. André, contratado para efetuar a perícia na Diale, não possui a habilitação necessária, mas tem seu registro como contador no Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (ele mora em Porto Alegre). Ele está habilitado para exercer o trabalho de perícia?”

Resposta: Não, ele não está habilitado para exercer o trabalho de perícia.

Para ser perito contábil, além do Registro como Contador, o Sr. André precisa ter habilidades pessoais, tais como, ser profundo conhecedor, por suas qualidades e experiências na matéria de perícia contábil.

Precisa ainda, comprovar sua habilitação profissional através da Declaração de Habilitação Profissional – DHP e deve comprovar a participação em programa de educação continuada, na forma regulamentada pelo Conselho Federal de Contabilidade.

  1. “Em reunião para explicar os motivos que levaram a Diale a contratar os serviços perícia, o Sr. André comenta que é primo-irmão da Sra. Aline e rapidamente pergunta: “Mas haveria algum impedimento para a execução desse trabalho?”

        Resposta: Não, não há nenhum impedimento legal com relação ao grau de parentesco.

Em linha colateral, o impedimento ocorre até o terceiro grau.

Conforme “Tabela de Graus de Parentesco” publicada pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, os primos são considerados quarto grau na linha colateral. (Fonte: Internet - http://miss.tse.jus.br/eleicoes/elei2002/parentesco.htm - TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL SP – ELEIÇÕES 2002).

  1. “Considerando que a ética é de extrema importância em qualquer relação humana/profissional, pode-se afirmar que, no caso do Sr. André faltar com essa obrigação, estará infringindo o Código de Ética da Diale. Você Concorda? Justifique sua resposta tomando como base sempre a NBC PP 01 – Normas Brasileiras de Contabilidade – Perícia Contábil (Resolução CFC n° 1.244/09)?”

Resposta: Não, não estará infringindo o Código de Ética da Diale. Estará sim, infringindo o Código de Ética Profissional do Contabilista.

A responsabilidade do perito tem muita relevância no resultado da lide ou do estudo que ele está desenvolvendo. Então deve seguir todos os princípios éticos estabelecidos nas normas, em especial do Código de Ética do Contabilista.

  1. “Após algumas negociações, tanto em valor dos serviços quantos aos prazos estipulados pela Diale e de comum acordo entre as partes, ficou estabelecido que o valor dos honorários a ser pagos ao Sr. André será de R$ 100,00 (cem reais) a hora e, após 10 horas de trabalho, este deverá enviar um relatório prévio sobre a situação geral da Diale. Já ocorreram mais de 18 horas de trabalho e até o momento a Diale nada recebeu. O Sr. André estaria infringindo algum item da NBC PP 01 – Normas Brasileiras de Contabilidade – Perícia Contábil (Resolução CFC n° 1.244/09)?

Resposta: Sim. Estaria infringindo o item o “Zelo Profissional”.

        O cumprimento dos prazos estabelecidos no contrato é um dos cuidados que o perito deve ter no exercício de suas atividades.

  1. “O Sr. André, ao iniciar o trabalho de perícia na Diale, depara-se com algumas situações com as quais tem pouca afinidade, mais especificamente os cálculos de juros e outros encargos financeiros relacionados com a dívida assumida pelo Sr. Igor. Assim, contrata os serviços da Sra. Eleonora Pat, uma consultora na área financeira. Isso é possível? Justifique sua resposta.”

Resposta: Sim.

        O perito pode se valer do serviço de especialistas em outras áreas para a realização do trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (93.6 Kb)   docx (451.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com