TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO CONTABILIDADE COMERCIAL

Por:   •  19/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.905 Palavras (8 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 DESENVOLVIMENTO        

2.1 DEFINIÇÕES CONCEITUAIS DOS PRINCIPIOS DA CONTABILIDADE.............4

2.2 REGIME DE APURAÇÃO......................................................................................6

2.3 METÓDOS DE AVALIAÇÃO DE ESTOQUES.......................................................7

2.4 OPERAÇÕES COM MERCADORIAS E IMPOSTOS............................................8

2.5 OPERAÇÕES FINANCEIRAS..............................................................................10

2.6 DEMOSTRAÇÕES CONTABEIS        11

2.7 PERSPECTIVAS DA CONTABILIDADE..............................................................12

3 CONCLUSÃO..........................................................................................................13

REFERÊNCIAS..........................................................................................................14



  1. INTRODUÇÃO

A Contabilidade Comercial é a Contabilidade que controla uma determinada empresa e sua vida econômica financeira e patrimonial. A Contabilidade Comercial é o conjunto dos bens, direitos e obrigações do comerciante.
A disciplina é a contribuição de objetivos para o desenvolvimento dos conhecimentos de Contabilidade Comercial, serão abrangidos itens de relevância para a formação contábil.


  1. DESENVOLVIMENTO

2.1DEFINIÇOES DOS PRINCIPIOS DA CONTABILIDADE

Principio da Entidade  

 

O Patrimônio e o objeto da Contabilidade e tem a autonomia patrimonial, diferencia um patrimônio particular de uma pessoa física, independente dos patrimônios das pessoas jurídicas individuais, do conjunto de pessoas jurídicas, independendo se a finalidade é a obtenção de lucro. O patrimônio de uma pessoa física não se confunde com o patrimônio da pessoa jurídica. Despesas particulares de pessoas físicas (administradores, funcionários e terceiros) não se consideram como despesas da empresa; bens particulares de administradores não devem se confundir com os registrados na empresa.  

Principio da continuidade

A continuidade de uma Entidade, como a sua vida estabelecida, deve se considerar quando da classificação e avaliação das variações patrimoniais. A continuidade influencia no valor econômico dos ativos, também no valor e o vencimento dos passivos, em especial quando a extinção da sociedade tem prazo determinado.

As apresentações das Demonstrações Contábeis (Balanço Patrimonial, DRE, etc) e um fato que influenciara na continuidade da empresa, deverá ser divulgado através de Nota Explicativa. Esse princípio está ligado à aplicação do Princípio da Competência, e relaciona diretamente aos componentes patrimoniais e à formação do resultado, constituindo dado importante com capacidade futura de geração de resultado.

Deve-se observar que uma informação não fundamentada poderá acarretar desastradas conseqüências para a empresa.

Princípio da Competência 

As Receitas e as Despesas são incluídas na apuração do resultado do período que foram geradas, simultaneamente quando correlacionarem (Princípio da Confrontação das Despesas com as Receitas), independentemente do pagamento.

Sempre prevalecera o período em que ocorrem.


As Receitas são consideradas realizadas (ocorridas):

a) nas vendas a terceiros de bens e serviços, quando estes efetuarem pagamento ou assumirem o compromisso de efetivá-lo, quer pela  propriedade do bem vendida, ou pela fruição (usufruto) do serviço prestado,

b) quando do desaparecimento parcial ou total de um passivo, qualquer que seja o motivo,

c) pela geração de novos ativos independentemente da intervenção de terceiros.

As Despesas são consideradas incorridas:

a) Quando deixar de existir o valor ativo, por transferência de propriedade para terceiro,

b) pela diminuição ou extinção do valor econômico do ativo,

c) pelo surgimento de um passivo, sem o ativo.


2.2 REGIME DE APURAÇÃO

REGIME DE CAIXA

Regime de caixa consiste em contabilizar as receitas somente por ocasião do efetivo recebimento e da contabilização dos custos e das despesas por ocasião do seu efetivo pagamento em moeda corrente.

REGIME DE COMPETENCIA

Baixado pelo CFC Conselho Federal de Contabilidade, baseado nos princípios da competência e da contabilidade, o regime competência tem a finalidade de reconhecer na contabilidade das entidades jurídicas as receitas, os custos e as despesas no período as que competem independente do recebimento das receitas ou dos pagamentos dos custos e despesas em moeda corrente.

2.3 MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE ESTOQUES

 

De acordo com a legislação do Imposto de Renda, estoques de mercadorias adquiridas para revenda e matérias-primas devem ser avaliados por ocasião do encerramento do período de apuração da seguinte forma.

PEPS

O primeiro que entra é o primeiro que sai – FIFO first in, first out. À medida que ocorrem as vendas, ocorre às baixas no estoque a partir das primeiras unidades compradas, o que equivaleria ao raciocínio de que vendemos, compramos primeiro as primeiras unidades compradas, produzidas.

A primeira unidade a entrar no estoque é aprimeira a ser utilizada no processo de produção o ou a ser vendida. Não é objeto o procedimento em si e sim o conceito do resultado (lucro).

UEPS

Traduzida da sigla LIFO – last in, first out, é um método de avaliar estoque. O custo do estoque é determinado como se as unidades mais recente adicionadas ao estoque (últimas a entrar) fossem as primeiras unidades vendidas (saídas) (primeiro a sair). Portanto, que o estoque final consiste nas unidades antigas e avaliado ao custo destas unidades. De acordo com o método UEPS, o custo dos itens vendidos, saídos tende a refletir o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (158.1 Kb)   docx (32.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com