TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Contabilidade Comercial

Por:   •  17/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  540 Palavras (3 Páginas)  •  64 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

Joyce Almeida da Silva Gomes

CRISE ECONÔMICA MUNDIAL

Rio de Janeiro

2022

Joyce Almeida da Silva Gomes

Matrícula: 20212300779

CRISE ECONÔMICA MUNDIAL

Trabalho de Análise Econômica de Mercado para a AVA2 do curso de Ciências Contábeis na Universidade Veiga de Almeida.

Tutor: Neliton Gomes Azevedo

Rio de Janeiro

2022

Questão A

A crise de 29 foi gerada por uma bolha de produção industrial, que impulsionou o mercado de ações americano alavancando ainda mais a produção industrial. Em certo momento, a oferta estava bem maior que a demanda e as grandes industriais começaram a produzir bem menos, assim compravam menos commodities. Observando essa manobra os investidores começaram a vender as ações crendo que com a diminuição da produção os valores desabariam e assim aconteceu uma grande e massiva retirada de capital, acompanhada de desvalorização de ações, fechamento de empresas, desemprego. Todo esse cenário trágico afetou o mundo inteiro como um efeito dominó, pois a redução da compra de commodities fez com que esses preços caíssem no mundo inteiro, além das ações de outras empresas e investidores estrangeiros que tiveram seu capital reduzido drasticamente, o desemprego e falência foram recorrentes e crescentes nesse período.

Já a crise de 2008 foi recente e aconteceu por uma outra bolha econômica, só que aplicada no setor imobiliário, o governo americano criou um mecanismo de incentivos para o setor imobiliário alavancar a oferta de empréstimo hipotecário, e assim foi dado muito mais crédito que um mercado padrão saudável iria oferecer, e o pior que isso foi assegurado pelo próprio governo americano. Assim se tornou um negócio extremamente vantajoso investir nesse setor, já que o empréstimo hipotecário era realizado por um banco, e instituições governamentais compravam essa dívida e a revendiam para compradores que acreditavam de certa forma que a garantia seria o governo americano, na prática estariam comprando uma dívida do governo americano que é a maior economia do mundo. Essa prática desenfreada aumentou a oferta de empréstimos, inclusive para pessoas que em condições normais não teriam acesso a esses empréstimos pelo risco que apresentavam, esse fenômeno disparou o valor dos imóveis, e isso fez com que uma imensa bolha fosse criada. Em um determinado momento as pessoas, que em condições normais não teriam acesso a esses produtos bancários, pararam de pagar, e com isso começou a quebradeira de bancos, a desvalorização do mercado imobiliário o súbito aumento dos juros e mais uma vez o efeito dominó agiu em toda a economia mundial.

Questão B

Como resultado da crise de 29 o principal produto comercializado do Brasil, o café, teve seu valor de mercado internacional reduzido em até 90%. Como política para valorizar o seu preço o governo de Getúlio Vargas decidiu comprar o café excedente dos produtores e queimar tudo, assim tornando o produto mais escasso, aumentando artificialmente seu valor.

Na crise de 2008 sofremos com a alta do dólar, mercado de ações em queda, diminuição de investimento estrangeiro e oferta de crédito. Para combater essa crise o governo diminuiu a taxa de juros Selic e incentivou investimentos privados em bancos públicos para assim aumentar a oferta de crédito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (105.4 Kb)   docx (39 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com