TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE CONCLUSÂO DA DISCIPLINA DE ANÁLISE DE INVESTIMENTOS

Por:   •  18/3/2016  •  Monografia  •  795 Palavras (4 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 4

TRABALHO DE CONCLUSÂO DA DISCIPLINA DE ANÁLISE DE INVESTIMENTOS

TEMA : O empresário em geral, é bastante intuitivo com relação aos riscos envolvendo seu negócio. Em todas as suas decisões há sempre, em algum grau, considerações sobre as probabilidades de acerto ou de erro de seus resultados. Logicamente, os resultados esperados são traduzidos pelo lucro das operações em cada período medido, que, em última análise, representa o autofinanciamento da sobrevivência de sua empresa.

UNIVERSIDADE DE FRANCA

ALUNO : ALEKSANDR PARREIRA COSTA

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS 6° SEM

CODIGO DO ALUNO : 1262915

PROF. : Alessandra Marzagão

O que é efeito tesoura e qual a sua importância?

Gerir a empresa, manter os gastos em dia, saber onde e quando investir, avaliar o lucro e o crescimento são apenas algumas das tarefas dos empresários. Muitos termos técnicos permeiam o dia a dia desses profissionais, dentre eles o denominado efeito tesoura. Se você quer entender mais sobre esse termo para ser um empresário melhor, continue acompanhando o nosso artigo!

O que é o efeito tesoura?

O conceito foi criado na década de 70 pelo professor e pesquisador francês Michel Fleuriet, como parte de seu Modelo Dinâmico (Modelo Fleuriet), que serve tanto para avaliar o desempenho de uma empresa quanto para a administração a curto e longo prazo.

Tudo começa com o conceito de capital de giro (CDG). O CDG é a quantidade de dinheiro disponível para bancar as operações habituais da empresa, como renovação de estoque e pagamento de funcionários. Se o capital de giro é insuficiente para suprir a Necessidade de Capital de Giro (NCG), ou seja o quanto é necessário para manter essas operações, essa diferença de valor será suprida pelos fundos de curto prazo do Saldo da Tesouraria (T). O efeito tesoura é justamente esse crescimento negativo do T.

Por que ele recebe esse nome?

O nome só faz sentido quando se visualiza o gráfico financeiro da empresa. Quando a curva de NCG cruza a curva do CDG, indicando que os gastos operacionais são superiores ao capital de giro, surge uma diferença entre as curvas com um efeito visual das duas lâminas de uma tesoura aberta.

O que ele significa?

Essa diferença entre as curvas, com a NCG estando acima da CDG, implica em um gasto operacional que está sendo bancado pelo saldo da tesouraria (T). Com o T cada vez mais negativo, a empresa se torna mais dependente dos recursos obtidos a curto prazo. Isso significa um maior risco financeiro, já que deixa o negócio à mercê das variações de mercado.

Como corrigir o efeito tesoura?

O ideal é que o efeito tesoura seja algo temporário, tendo ocorrido devido a um investimento que trará maiores lucros em alguns meses ou a um imprevisto, que também será contornado rapidamente. Caso o lucro não seja suficiente para resolver a situação, deve-se buscar fundos externos, como empréstimos ou capital social. Caso isso não seja feito, corre-se o risco de ser eliminado do mercado.

Como prevenir o efeito tesoura?

As atividades da empresa devem depender apenas do capital de giro, devendo evoluir de forma compatível. Para isso, com o crescimento da empresa e dos gastos operacionais, o lucro retido também deve crescer de modo a manter o capital de giro em um valor suficiente para cobrir o NCG.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (111.4 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com