TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE CONTABILIDADE

Por:   •  20/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  656 Palavras (3 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 3

NOME DO ALUNO

                                

DISCIPLINA: Contabilidade e Finanças-Fundamentos

CURSO: TECNOLOGIA EM LOGISTICA de contabilidade-Noções preliminares 2 –AP2

POLO: SÃO MIGUEL PAULISTA

NOME DO TUTOR:

  • Já sabemos que a contabilidade é muito importante para qualquer empresa; ela se apresenta como uma importante ferramenta de gestão para seus usuários.
  • Partindo desse princípio, quem são os usuários das informações contábeis e o que eles procuram?
  • Além disso, qual sua opinião sobre a utilização das informações contábeis no dia a dia   das empresas? Cite exemplos.
  • Escreva suas considerações entre 12 e 15 linhas.

As informações geradas pela contabilidade são de vários grupos de usuários, e podem ser divididos em usuários internos e externos.

São usuários internos:

Sócios, acionista, proprietários, administrador e gerentes e de outros funcionários que utilizam os dados gerados pelas demonstrações contábeis para obter informações sobre o patrimônio e visualizar a rentabilidade o lucro e a segurança do patrimônio.

São usuários externos:

Bancos, e demais constituição financeiras, Governo por meio do Fisco, economista governamentais investidores fornecedores, sindicatos e demais interessados em saber como está a situação da empresa.

Os Bancos, fornecedores e investidores   estão interessados na lucratividade da empresa e quanto ela possui de capital e sua rentabilidade.

Já o   Governo tem o interesse nas demonstrações contábil para cumprir a lei dos tributos em geral, ou seja, impostos, taxas de arrecadação e contribuições sejam eles da esfera municipal estadual e Federal, e poder entender a economia de um modo mais amplo com análise completa em diversos departamentos.

Já os sindicatos estão interessados nos lucros e pagamentos aos funcionários e a participação dos lucros.

         

 Na minha Opinião e visão sobre a utilização da contabilidade nas empresas no dia a dia é muito importante para tomadas de decisões necessárias as informações se interligam em cada departamento, o importante é ter um sistema que esteja integrado com todos os departamentos   para que não haja erro nas informações lançadas. Precisa ter capacitação dos usuários para manusear as informações de um departamento, pois na contabilidade um departamento depende das informações do outro.

A empresa necessita de um departamento de contabilidade interno ou terceirizado para estar de acordo com a lei tributaria fiscal, contábil.

   Um exemplo é o departamento de contratos abertura de empresas registrando suas informações na junta comercial, na prefeitura e na receita federal, passando essas informações para área contábil, fiscal e Departamento de pessoal.

   Na área contábil trabalha as informações de lançamentos de receitas, despesas, provisionamento das despesas e conciliações de contas e realiza diversas declarações exemplo Dctf,IRPJ,IRPFe etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (87.2 Kb)   docx (45.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com