TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE CONTABILIDADE

Por:   •  7/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  3.699 Palavras (15 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 15

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
“GESTÃO E ORÇAMENTO EMPRESARIAL”

[pic 1]

Jacobina

2013

[pic 2]

CELSO JESUS DOS SANTOS

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
“GESTÃO E ORÇAMENTO EMPRESARIAL”


Trabalho apresentado ao Curso Ciencias Contábeis  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Contabilidade. Produção Textual Individual do 4º Semestre.



Orientador: Equipe de Professores do 4º Semestre.

Jacobina

2013[pic 3]

SUMÁRIO


1 - INTRODUÇÃO ...............................................................................................4
2 - DESENVOLVIMENTO ...........................................................................5 a 16
3 - CONCLUSÃO ..............................................................................................17
4 - REFERÊNCIAS ...........................................................................................18

1- INTRODUÇÃO

A contabilidade tem como objetivo o estudo do patrimônio das entidades suas variações no aspecto quantitativo e qualitativo, registrando os fatos e atos de natureza econômica e financeira. Com tudo isso sabemos que a contabilidade e essencial para todo e qualquer empresa ou empresário para sua empresa ser cada dia mais organizada e atualizada. Faremos uma abordagem da administração financeira e do orçamento empresarial. Onde o profissional contábil irá ampliar sua visão administrativa e empresarial.

 








2 - DESENVOLVIMENTO

Abordaremos este assunto de forma conceitual, procuro também utilizar exemplos a fim de demonstrar  a importancia do orçamento no momento das tomadas de decisão.

Sobre orçamento vamos tratar além do conceito, orçamento geral, flexivel, pontos positivos e questõs tributarias relacionadas ao orçamento. Trataremos também de orçamento relacionados às questões tributarias para o orçamento, a isenção e a imunidade tributaria, balanço patrimonial, as demonstrações de resultado de exercício e fluxo de caixa e a comparação do orçado com o realizado.

2.1 -  Conceito de Orçamento

Os sistemas orçamentários são instrumentos que contêm planos de negócios para a empresa, compreendendo planejamento e controle das operações e dos resultados da organização. Neles estão estratificadas as opções de metas e objetivos escolhidos para a vida futura da empresa. É assim que devem ser vistos; uma complexa rede de táticas, de determinações e de uso de recursos, voltados para o crescimento da empresa.

Orçamento é o plano financeiro que estabelece a estratégia empresarial para um determinado exercício. Especificamente, orçamento é a expressão detalhada de todas as receitas e despesas previstas para um período futuro (mensal, trimestral, anual, quinquenal) de uma organização. Faz parte do planejamento organizacional, no qual devem ser estabelecidos objetivos e metas a serem concretizados em curto, médio e longo prazo, com detalhamentos quantitativos de todas as atividades a serem desenvolvidas pela empresa.

No estudo do orçamento podemos destacar: despesas - todos aqueles gastos da organização que podem, inclusive, ser classificados de acordo com os fins a que se destinam. Receitas, correspondem às previsões de vendas de mercadorias, produtos e serviços da empresa, podendo incluir também as denominadas receitas patrimoniais (provenientes de imóveis alugados) e as rendas extraordinárias, não provenientes da atividade principal da empresa, como as oriundas das aplicações financeiras de sobras momentâneas de capital.

A importância do orçamento é auxiliar nas tomadas de decisão, a fim de minimizar os riscos e eliminar as ameaças. Segundo, Macedo (2004) diz que o orçamento influencia, positivamente, o comportamento quando as metas dos gestores estão em consonância com as metas da organização. Isso os motiva a alcançar as metas da organização, garantindo, desse modo, a congruência dos objetivos.

2.2  – Orçamento Geral

Como o conceito de orçamento diz respeito, de um modo geral, à área das finanças e da economia. No orçamento Geral, vamos expressar os planos operacionais e financeiros da administração para um período especifico e é composto por um conjunto de demonstrações financeiras orçadas.
Nele vai se destacar o impacto das decisões operacionais e financeiras.

2.3  – Orçamento Flexível

Orçamento  flexível é aquele que, à medida que ocorrem alterações nos níveis de atividade, possibilita a alteração das projeções. Possui uma margem de alteração, em função de mudanças que ocorrem no nível de atividades das empresas. O orçamento flexível é utilizado no orçamento operacional, comparando-se os custos com os quais haverá comprometimento caso haja alterações no nível atual de atividades em função da aceitação de novos pedidos ou do cancelamento de pedidos por parte dos clientes. Possibilita ao gestor atuar frente às incertezas de mercado, dentro de uma determinada margem.

2.4  – Orçamento para Gestão

A comparação entre diversas visões em torno do tema em questão é uma prova, por si só, que há um conflito estabelecido. Para uns o problema reside no orçamento em si como ferramenta, outros acreditam que o elo do problema está na vinculação dos objetivos estabelecidos e as recompensas da gerência. Finalmente, existem aqueles que percebem no orçamento uma ferramenta importante para se medir o desempenho.
Durante o período em que o Brasil percorreu por elevados índices inflacionários, planejar era um verbo difícil de se conjugar. Naquela época, levava-se em conta que a inflação iria distorcer qualquer previsão. Como paliativos surgiram orçamentos em moeda forte (dólar) ou até mesmo com correção contínua. Talvez, desde aquela época, o verdadeiro tecido de fundo fosse o mesmo que JENSEN (2002) nos coloca agora: o fator humano nas questões orçamentárias. Recorrendo a WEBER (1994), este nos posicionaria que dado um sistema burocrático, o homem buscaria conquistar os fins através de meios que suas ações mostrariam na prática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26 Kb)   pdf (145 Kb)   docx (25 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com