TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE PRATICA CONTÁBIL

Por:   •  7/12/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.976 Palavras (8 Páginas)  •  1.800 Visualizações

Página 1 de 8

José de Ribamar Caires Filho

Hilário Junior

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Ciências Contábeis (CTB 0147) – Estágio

02/12/2016

RESUMO

O principal objetivo deste artigo foi elaborar um roteiro com quais os procedimentos necessários para a constituição da empresa R C Transporte e Logística Ltda, apresentaremos a constituição da empresa optante pelo regime do simples nacional no ramo de Transporte e logística. Obtendo a noção de todo o processo e registro passo-a-passo, quais órgãos são necessários para a abertura e análise das demonstrações contábeis de um determinado período específico. Além de todo o processo contábil que é de extrema importância, dissertaremos também sobre algumas outras áreas que a empresa deve contemplar para que a sua abertura seja efetuada, como, qual a sua cultura organizacional,  cálculos de juros e programas para organização de empresa. Nos dias atuais percebe-se o quão importante é conhecer o processo completo de abertura e quais os documentos necessários para que a empresa não feche por motivos de documentação e seja uma organização que respeite todas as normas que são de direito da empresa segui-las. Sendo assim pode-se observar qual a importância de um contador neste processo, pois é este quem executar as tarefas necessárias e o quão este deve ser responsável sério e responsável pelos seus atos.



Palavras Chave: R C Transporte e Logística Ltda Plano de Negócios - Abertura - Analises – Rentabilidade – Legalização – Resultados

INTRODUÇÃO

Para abertura de empresa, sabe-se que a burocracia existe, mas que esta é importante para todos os âmbitos públicos e privados para que assim haja controles, tanto internos quanto externos de uma empresa. Mesmo o Governo se esforçando ao máximo para agilizar o processo de abertura de empresas, ainda existe muitos cadastros que são necessários, idas a setores públicos, filas, entre outros. Ou seja, o processo de constituição é demorado. Existe um conjunto de legislação e órgãos que são envolvidos neste processo, desta forma, antes de qualquer tomada de decisões para a abertura precisa-se entender o processo e ter todos os documentos necessários para que este aconteça de melhor maneira possível e que não haja divergências de informações. Todo o processo de Abertura de Empresa é gerido por um contador, este deve exercer sua função e ter pleno conhecimento sobre o processo completo para evitar estender o prazo, que já não é tão curto, além de abrir uma empresa e como aprovado pelo Conselho Regional de Contabilidade por lei é necessário que exista um contador dentro de qualquer empresa.

1 OBJETIVO

Compreender o processo de abertura de empresa e transmitir a importância da Contabilidade no meio organizacional, demonstrar qual sua importância para legislação, legalização, mercado, bancos e futuros sócios.  Além de elaborar análises utilizando ferramentas contábeis com intuito de demonstrar as atividades e movimentações da empresa, evidenciado a importância da regulamentação e demonstrações contábeis na empresa. Após todo o processo de abertura ser efetivado a empresa passa a ser uma pessoa jurídica e ter direitos e deveres, contratar funcionários, pois toda organização precisa de pessoas para que os objetivos traçados sejam alcançados, sem funcionários (grupos/equipes) uma empresa não existe. Desta forma precisa-se também de um contador este dará todas as informações necessárias da empresa para os administradores, ou seja, um contador também pode ser o administrador, ele sabe quais os impostos a serem pagos, lucro/prejuízos, de nada adianta os relatórios apontarem um fechamento com prejuízo se não se souber quais as medidas a serem tomadas para reverter essa situação, tomando as medidas certas para diminuir o prejuízo e/ou reverte-lo em lucro.

2. REFERENCIAL 

O contexto de abertura de empresa Tomar a decisão de abrir uma empresa é algo razoavelmente fácil, o difícil é tomar as devidas precauções e abri lá de maneira rápida e eficiente, o processo é um tanto quanto complexo e existem burocracias para isto. Por este motivo é indiscutível que as micro e pequenas empresas são os “pilares” da economia brasileira; pelos milhares de empregos que gera, pela movimentação financeira no país por meio do varejo, pelos tributos pagos à União, aos Estados e aos Municípios. Isso sem falar no mercado informal, que possui movimentação considerável. De acordo com um levantamento feito pelo Sebrae, (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), 49,9% das pequenas empresas brasileiras encerram suas atividades antes de completar dois anos de existência; 56,4% conseguem se manter no mercado por até três anos, enquanto 59,9% fecham suas portas em quatro anos de atividades. Os principais motivos são: a falta de capital de giro, elevada carga tributária e falta de clientes. No entanto, especialistas também culpam a burocracia.

3 CARACTERISTICAS DA EMPRESA 

Organização Societária: Composta por dois sócios. Razão Social: R C TRANSPORTE E LOGÍSTA LTDA, CNPJ: 00.000.000/0001-00. Localização: Avenida Engenheiro Emiliano Macieira  Br 135, Km 18, Bairro Estiva Macieira, Telefones para Contato: (98) 3241-983. : com Tipo de Empresa: Micro Empresa. Ramo/Atividade: Serviço de transporte e logística.  Objetivo Social: Serviço de transporte e logística. Utilizamos o planejamento estratégico a fim de buscar eficiência em nossas decisões. O planejamento organizacional deve ser algo simples de fácil entendimento a todos relacionados. O foco é ter uma organização com eficiência de processos bem definidos.

 4 AMBIENTE ORGANIZACIONAL

Sabe-se que ao longo do tempo alguns paradigmas vêm sendo quebrados e as organizações além de precisarem se inovar a cada dia ou senão perder espaço no cenário competitivo, com produtos e serviços que tem um diferencial, precisam também de pessoas que pensem no futuro, que pensem na tecnologia e que sejam inovadoras. Assim o foco em profissionais que estão começando a carreira, pode ajudar a seguir nossa cultura e pensar em todo o mercado de trabalho como em profissionais que já tem experiência e que sejam generalistas em seu departamento para que um melhor resultado seja atingido. Podemos observar os principais elementos de um Ambiente Organizacional. a) Visão da Empresa “Ser referencia no setor de Serviço de transporte e logística promover satisfação continua a nossos clientes.” Determinamos nossa visão com base na direção que a “R C Transporte e Logística” pretende seguir e ser. É a soma do nosso caráter e personalidade resultante no desejo de ser referencia, por estarmos atuando de forma diferente que o mercado de transporte e logística costuma atuar, com um novo foco atento a nova geração de consumidores. b) Missão da Empresa "Oferecemos os serviços da mais alta qualidade, de valor incomparável, a todos os concorrentes, permitindo que nossos clientes sejam livres em suas escolhas”. Na elaboração da missão procuramos mostrar o que a nossa empresa faz, a quem ela serve (setor) e qual é o nosso diferencial em relação aos concorrentes (valor incomparável, permitindo que nossos clientes sejam livres em suas próprias escolhas).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (159.4 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com