TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho pratica

Por:   •  17/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  473 Palavras (2 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE DE UBERABA

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

ETAPA IV

NOVA VENÉCIA

2014

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Trabalho apresentado á Universidade de Uberaba, orientado pelo professor-tutor, Silvana Fernandes Cezar, como parte das exigências ao componente Prática Pedagógica, turma 06, etapa IV.

NOVA VENÉCIA

2014

A IDENTIDADE E ATUAÇÃO DO EDUCADOR GESTOR NA ESCOLA BÁSICA

A reunião realizada no ambiente escolar estava devidamente adequada, todos os docentes encontravam-se presentes, expressavam suas diferentes idéias de forma tranqüila, e apresentavam prazer pelo seu trabalho. Cada docente demonstrava seu comprometimento individual e coletivo ao participar do processo de ensino-aprendizagem. Portanto, todas as decisões tomadas pelos docentes na reunião foram em busca de uma educação de qualidade, davam prosseguimentos em ações partilhadas, a responsabilidade pertencia a todos, ou seja, compartilhavam também com toda a comunidade escolar. Chegaram a um acordo de buscar promover condições para resultar em mudanças significativas, e obter um melhor ensino no espaço escolar e no cotidiano da escola. Todos os participantes se envolviam com os problemas que eram passados e procuravam sugestões para solucionar os mesmos, dessa forma a escola se faz um lugar de responsabilidade coletiva, onde observei que se buscavam caminhos para uma escola democrática de qualidade.

Podemos perceber, que o filme “GLADIADOR”, é um grande exemplo, é preciso ter uma equipe que trabalha junto, sempre preparada para se dedicar ao trabalho, uma vez fortalecido fazer o coletivo, haverá a superação dos obstáculos que emperram os resultados de sucesso a serem alcançados pela organização. No filme, Máximo, precisou encontrar uma maneira de triunfar para ganhar a confiança da platéia. Como educador gestor, precisamos também triunfar para ganhar a confiança de toda a comunidade escolar. O nosso objetivo é vencer, compreender uns aos outros, buscarem novos objetivos, trabalhar em equipe. É fundamental vencer o combate. O coordenador pedagógico deve estar sempre em crescimento profissional, é primordial ao educador-gestor buscar continuamente sua maestria pessoal, seu domínio pessoal, se aperfeiçoando com dinamismo, apresentando um bom desempenho e postura, conhecendo a si mesmo, sendo firme e investindo em seu crescimento e aprendizado pessoais, assim terá condições de encontrar soluções que estimulem todos da comunidade escolar a alcançarem seus ideais.

No texto de MORAN “ATITUDES DE MUDANÇA PESSOAL”, ele diz que é importante agir no nosso ritmo, no ritmo que nos é possível, pois queremos sempre mudanças. Portanto procuraremos estar atentos, pois não devemos apenas ter esperanças precisamos fazer acontecer, agir, aceitando as idas e voltas, as hesitações que aparecem, tentando enfrentá-las e superá-las uma a uma. Vale à pena começar sempre pelo mais próximo, pelo mais fácil, pelo possível. Tomar decisões é fundamental para evoluir, para mudar. Todas as escolhas implicam em riscos, ganhos e perdas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (63.2 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com