TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO LUCLECE 2014/2015

Por:   •  30/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.256 Palavras (10 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 10

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

FUNDAMENTOS EM CONTABILIDADE

INTRODUÇÃO

A sociedade brasileira vem enfrentando grandes transformações a partir do fenômeno da globalização.

A globalização trouxe impactos em todos os âmbitos que envolvem a humanidade. O mercado de consumo enfrenta hoje um processo acelerado na moldagem do novo consumista do século XXI. O consumidor consciente da necessidade de comprar o que atende as suas necessidades, esta dando lugar a um consumidor imediatista, irresponsável em sua grande maioria que paga para ter um bom pelo status.

Estamos diante uma geração que foi consumida pelo capital onde o poder de compra serve como instrumento de poder perante a sociedade. O consumo é uma das palavras que mais agrada a globalização e se tornou o principal desejo para muitas pessoas.

Vale ressaltar que a globalização como muitos de nós pensamos que é algo novo, moderno, está distante de ser esta realidade apresentável. Para muitos estudiosos este processo de globalização pode ter sido iniciado com a expansão do comercio do século XV através das navegações com os domínios de territórios e avanços tecnológicos necessários às viagens.

Segundo Roberto Campos (1997), “a globalização econômica não é um evento inédito. É um processo que ocorre em ondas, com avanços e retrocessos separados por intervalos que podem durar séculos”.

Devido ao crescimento econômico em todos os países a globalização trouxe também impacto no âmbito empresarial, as entidades financeiras passaram por transformações econômicas e políticas de interesses mundiais.

Com todas estas transformações causados pelo efeito globalização muitos setores tiveram que se adequar para atender as exigências do mercado consumista entre elas o setor contábil foi um dos mais afetados visto a necessidade das empresas se organizar para alcançar o avanço econômico.

A contabilidade evoluiu muito e conseguiu regulamentar a profissão, desenvolveu princípios e normas, mostrando assim sua necessidade para o desenvolvimento do país. A contabilidade brasileira, esta alicerçada em leis e normas que por sua vez, garante a ética e transparência no setor.

Entre os século XIX e XX houve uma evolução do país, com o aumento populacional e econômico tornando necessário o uso da contabilidade nas atividades em geral. Com isso se fez necessário à edição de normas legais para o efetivo controle das empresas e entidades brasileiras.

Então vale salientar que a contabilidade é um importante instrumento para o processo de tomada de decisões em qualquer nível e atividade econômica.

Porém com o processo de globalização houve uma necessidade da contabilidade brasileira se adequar as normas internacionais de contabilidade tornando indispensáveis modificações no setor contábil. As normas internacionais que tem um padrão elaborado pelo The International Acconting Standards Board – IASB se estendeu a tal ponto a atingir não só as empresas de grande porte mas sim também as empresas de médio e pequeno portes com o intuito de adequar as normas a todas as categorias que necessitem dos serviços de contabilidade.

Desta forma surge a necessidade e importância da adequação das Normas Brasileiras de Contabilidade a Normas Internacionais visto que os países e o comércio em geral estão interligados necessitando assim uma linguagem única nas normas.

Nesse sentido este trabalho estuda-se a importância da adequação da contabilidade brasileira com as normas internacionais de contabilidade no sentido de oportunizar melhorias na economia brasileira, o efeito da globalização, assim como seus aspectos econômicos e como a globalização interfere no consumismo mundial.

DESENVOLVIMENTO

A maneira de viver da sociedade pós-moderna está sofrendo grandes e irreversíveis transformações desde o fenômeno da globalização. O consumismo sem controle, a vontade cada vez maior de manter uma posição social que promova sua autoestima, o desejo do imediatismo são algumas das características que descreve o novo consumidor do século XXI.

De acordo com Bauman “o espaço tornou-se [...] emancipado das restrições naturais do corpo humano” (1999, p. 24). As informações que antes respeitavam e acompanhavam a velocidade do corpo, hoje estão instantaneamente disponíveis em todo planeta. A velocidade com que as novas tecnologia se movimentam através de uma mensagem eletrônica trazidas pela globalização o que diferenciava o aqui ou o ali deixou de importar.

A lei de consumo é tão antiga quanto a remonta a origem do homem porém com outros delineamentos e características porém o desejo de consumir é da natureza humana.

Esta sociedade de consumo que antes tinha como referencia as mercadorias pesadas e duráveis como imóveis e jóias,o que lhes davam perante a sociedade poder de status hoje busca um consumo imediato de prazer o que descarta a sensação de segurança advindas pelos bens duráveis.

Os modos rotineiros de consumo, estabilidade econômica, visão no consumo pensando em longo prazo foi desprezado devido ao processo de mundialização também conhecido como globalização.

Na época da teoria Clássica as pessoas as pessoas consumiam apenas o necessário e o que os seus rendimentos permitiam, não existia esta guerra desenfreada pelo consumismo na busca pela compra da “felicidade passageira”.O consumo consciente deu lugar ao consumo inconsiente sem pensar nas consequencias que esta ação pode levar.É comprar pensando no hoje.

Outro efeito da globalização é a extinção dos limites geográficos, em tempos de globalização as distancias não importam (BAUMAN, 1999) Nos dias atuais e as novas tecnologias a disposição à comunicação passe a ser basicamente realizada através de hardware.A extinção das distancias geográficas aliadas as mudanças no padrão de comunicação representar um avanço social na medida em que permite a superação de limites até pouco intransponíveis.

Atualmente o mercador consumidor é celetista, onde as pessoas são valorizadas pelo que possuem e busca desenfreada pelo status todos querem comprar,sendo que os que possuem um poder aquisitivo menor deixa de comprar muitas vezes o básico para poder fazer parte desse mundo de ilusões.

As novas tecnologias, o estreitamento dos laços entre os países o desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (60.2 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com