TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO MATEMATICA FINANCEIRA

Por:   •  11/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.343 Palavras (6 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 3]

ANÁLISE DAS DEMOSNTRAÇÕES FINANCEIRAS

 DAS LOJAS AMERICANAS S.A.

ANÁLISE FINANCEIRA DO BALANÇO PATRIMONIAL E DRE

]

[pic 4]

  1. Introdução

O objetivo da análise das Demonstrações Contábeis é oferecer um diagnóstico sobre a real situação econômica-financeira da organização e até mesmo a eficiência e desempenho de sua administração. Nesse trabalho vamos considerar a importância dos indicadores financeiros na tomada de decisão a dentro empresa Lojas Americanas S.A. Através da análise horizontal, análise vertical, índices de liquidez, índices de endividamento, lucratividade e rentabilidade procura-se identificar a saúde econômico-financeira, estrutura de captação de recursos, lucratividade e rentabilidade da empresa, comparando seus desempenhos entre os exercícios de 2016 e 2017. Para isso, será analisado o Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício dos anos acima citados.


  1. Desenvolvimento

2.1 Análise Horizontal

A análise horizontal permite identificar as variações nas demonstrações do resultado e no balanço patrimonial tomando por base dois exercícios sociais da empresa Lojas Americanas S.A.

Na análise Horizontal do ativo circulante apresentou um crescimento de 52% em 2017, tendo um grande aumento no disponível e nas aplicações financeiras. Apesar, de ter um aumento significativo no ativo circulante, a empresa teve um crescimento de 70% nas obrigações sociais e trabalhistas. A avaliação do Total do Ativo mostra que em todos os períodos houve crescimento, sendo que 2007 foi o período que obteve o resultado mais expressivo com 36,3%. O Passivo Circulante teve aumento de 27% no ano de 2017, o aumento ocorreu por que a empresa tomou menos empréstimos no curto prazo.

2.2 Análise Vertical

Trata-se da análise que demonstra a participação de cada um dos valores das demonstrações contábeis, é muito importante para encontrar a composição percentual das receitas, custos e despesas, mostrando os resultados que mais influenciaram na formação do lucro ou prejuizo.

A análise vertical do ativo aponta que o circulante apresentou aumento foi no circulante e foi no circulante que esteve a maior parte do capital, no ultimo ano no qua o permanente atingiu 57,6%.

O percentual do realizável à Longo Prazo, também não oscilou muito, ficando em 5,7%.

2.3 Índices de Liquidez

Os Índices de Liquidez refletem a capacidade financeira da empresa de para cumprir suas obrigações do passivo. Por isso, vamos analisar a Liquidez corrente, Imediata, Seca e Geral, para podermos averiguar a solvência da empresa.

O índice de Liquidez corrente tem como função medir a capacidade da empresa de cumprir com suas obrigações no curto prazo como disponibilidades, aplicações financeiras, clientes e estoques. As Lojas Americanas apresentou em 2016 uma liquidez corrente de 1,52, o que representa o valor de $1,52 de capital de Giro. Já em 2017 houve um crescimento atingindo a liquidez corrente em 1,82.

Já o índice de liquidez imediata considera apenas caixa, saldos bancário e aplicações financeiras em seu calculo. As Lojas Americanas S.A. apresentou a liquidez imediata em 2016 de 0,06 e em 2017 de 0,37, apesar do índice ser inferior, a empresa mostra capacidade de liquidar as dividas em curto prazo, já que não é habitual a empresa manter saldo de caixa em bancos em um nivel elevado.

O Índice de liquidez Seca indica o percentual de dividas de curto prazo, representa o quanto a empresa possue de capital de giro, sem considerar o estoque, pois ele não é computado no ativo circulante. Por isso, podemos entender que em 2017 a apresentou o indicador de 1,38 e em 2016 de 1,03 demonstrando que a empresa não apresenta dependência dos estoques para saldar as suas dividas de curto prazo, não comprometendo o fator liquidez da empresa.

O indicador de Liquidez Geral indica quanto a empresa possui de ativo circulante e realizavel à longo e curto prazo. O resultado mostra que por dois periodos, 2016 (0,68) e 2017 (0,86), o valor esteve abaixo do minimo necessário.

2.4 Índices de Endividamento

O índice de endividamento demonstra como o endividamento da empresa evoluiu ao longo dos anos, mostrando o quanto de capital de terceiro oneroso ela necessita. Através do indice de endividamento podemos também avaliar se os recursos financeiros obtidos pela empresa são para cobrir despesas ou realizer investimentos.

Para identificar o quão comprometidos estão os ativos da empresa para financiar o capital de terceiros utilizaremos o Índice de Endividamento Geral. Em 2016 o indicar atingiu 0,84 havendo uma diminuição em 2017 para 0,73, pode – se conclui que a empresa vem diminuindo a dependência de capital de terceiros no financiamento do ativo.

A composição do endividamento mostra como está a politica de captação de recursos de terceiros de uma empresa em um determinado momento.

Já o POSA, mostra a dependência da empresa em relação aos investimentos nas instituições financeiras. Nesse caso o indicador apresenta-se com o indicador de 0,11 em 2016 e 0,13 em 2017, demonstrando que as despesas incorridas não impactam o resultado do exercício.

2.5 Índices de Lucratividade

O índice de Lucratividade é a relação entre o resultado operacional e as receitas liquidas obtidas em um determinado período de tempo.

A Margem Bruta trata-se da lucratividade encontrada sobre a mercadoria, produto ou serviço comercializado pela empresa. Em 2016 obteve 35,63% de lucrtatividade sobre o produto comercializado. E em 2017 alcançou 35,36%, não havendo grandes reduções.

Quanto a Margem operacional a empresa será medido a eficiência operacional da empresa, ou seja o quanto de suas receitas vieram de suas atividades operacionais, notamos que houver uma aumento de 2016 no qual obtivemos um percentual de 2,85 para 3,57 em 2017.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (289 Kb)   docx (274.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com