TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO SISTEMAS

Por:   •  13/11/2015  •  Artigo  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 2

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES CONTÁBEIS

 COT0266

Professor

Acadêmico:

Artigo: Formação do Auditor nas Instituições de Ensino Superior e a Capacitação Profissional nas Firmas de Auditoria

Artigo elaborado pelos acadêmicos da Universidade Federal de Goiás Lúcio de Souza Machado, Fernanda Miranda Guerra e Michele Rílany Rodrigues Machado

Resenha:

Este artigo teve como pesquisa diagnosticar as características do ensino de auditoria no curso de Ciências Contábeis nas Instituições de Ensino Superior de Goiânia e Aparecida de Goiânia comparando com as exigências de grandes empresas de auditoria, as empresas do BIG FOUR.

Foram utilizados questionários de pesquisas para avaliar os ministrantes das disciplinas de auditoria e análise dos perfis dos mesmos, também foram aplicados questionários aos gerentes das grandes firmas de auditoria.

A pesquisa foi aplicada a instituições de ensino superior de Goiânia e Aparecida de Goiânia e as firmas de Auditoria do grupo BIG FOUR. Foram excluídas as Instituições de ensino a distância por não terem ainda formadas nenhuma turma até o momento. Dentre as 12 instituições de ensino superior 9 instituições atenderam a amostra da pesquisa.

Com intuito de verificar se a formação dos professores em auditoria contábil atendem as necessidades das firmas do BIG FOUR foi enviado um questionário aos gerentes de auditoria dessas empresas, dentre as quatro empresas duas delas responderam o questionário a KPMG e a PricewaterhouseCoopers.

A primeira análise dos dados foram baseadas nas horas aulas e nas disciplinas, foram constatados que todas as instituições tem duas disciplinas de auditoria, 7 das 9 instituições utilizam a nomenclatura das disciplinas Auditoria I e II, somente uma instituição utiliza Auditoria e Auditoria de Sistemas Computadorizados, a média de horas é de 133,3 horas/aula e somente 2 instituições apresentam carga horária superior a 140 horas/aula.

A segunda análise foi baseada no semestre em que as disciplinas de auditoria são ministradas, foram constatadas que em 4 faculdades as disciplinas são ministradas no 7º e no 8º semestre, em 2 são ministradas em no 6º e no 7º e uma no 5º e no 6º semestre.

Ao final da pesquisa foi verificado que as instituições estão correspondendo ao que as firmas de Auditoria veem em relação ao momento de aplicação do conteúdo de auditoria no curso.

Gostei do artigo, muito bem desenvolvido, porém achei que deveriam ter se expandido mais para outros estados nacionais e utilizado outros meios para as análises.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (92.8 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com