TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRÊS AFILIADOS DA REGIÃO CONTÁBEIS

Projeto de pesquisa: TRÊS AFILIADOS DA REGIÃO CONTÁBEIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.160 Palavras (5 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 5

1. INTRODUÇÃO

Quando falamos em contabilidade, muita gente pensa que é somente a realidade empresarial e não é bem assim. Podemos ter como princípio que contabilidade vem da palavra contar, que nada mais é do que demonstrar algo em números, revelar alguma coisa para outra pessoa e confiar em alguém. A contabilidade, em sua essência, tem esses mesmos intuitos. Ela contabiliza todos os dados e números relativos à situação financeira de uma empresa, os comunica para o seu responsável e todos os dados por ela informados são confiáveis. Resumindo, a contabilidade é uma ciência que ajuda na tomada de decisões importantes, principalmente aquelas que dependem da situação financeira de uma empresa. Para entendermos como a contabilidade está presente no dia-a-dia das pessoas devemos primeiro entender o seu passado, para assim compreender o presente.

1.2 INÍCIO DA CONTABILIDADE

A contabilidade desde seu surgimento desempenha grande influência sobre as decisões dos donos de patrimônios e no dia-a-dia das pessoas, alguns teóricos abordam que a contabilidade vem sendo utilizada a cerca de 3.000 à 4.000 anos a.C., no início da civilização, fase esta onde a contabilidade era usada pelo seu modo mais arcaico, em uma época que não existiam números, nem escrita e muito menos moeda. Então como era feita a contabilidade? Como seria realizado o controle do patrimônio sem números, moedas e muito menos a escrita?

O homem realiza o controle de seu patrimônio de uma forma bem rudimentar, que na época, eram contando suas ferramentas de caça e pesca, com o aumento ou a diminuição do seu rebanho. Tudo isso através de representações por desenhos nas paredes, isso seria considerado hoje em dia como um inventário da empresa. Forma precária de contabilidade, que nos dias atuais são controladas através de sistemas integrados, relatórios, pareceres, tabelas e fórmulas.

1.3 PRIMEIROS REGISTROS ENCONTRADOS

Os primeiros registros patrimoniais foram encontrados na Mesopotâmia dando inicio ao diário. Com o passar dos séculos os Egípcios com o desenvolvimento do papiro deram origem aos primeiros livros contábeis, onde hoje em dia registra as operações das empresas onde deverão ser lançadas em ordem cronológica, com individualização, clareza e referência ao documento probante, todas as operações ocorridas a cada dia, incluídas as de natureza aleatória, que provoquem variações patrimoniais.

Mas ainda assim eles não teriam uma moeda de troca e foi onde os Fenícios desenvolveram a troca por base monetária, ou seja, a troca de um produto ou serviço por algo de estima da época que nos dias atuais refere-se como a moeda (papel ou metálica).

1.4 O PAI DA CONTABILIDADE MODERNA

E com o passar dos anos com a humanidade evoluindo socialmente, junto com essa evolução a sistematização da contabilidade estava a caminho. E quando Luca Bartolomeo de Pacioli considerado o pai da contabilidade moderna desenvolveu o método das partidas dobradas usadas até hoje, princípio contábil segundo o qual todo lançamento a crédito em uma conta, faz surgir outra conta, onde é registrada a mesma importância a débito. Representa um registro, patrimonial ou de resultado do período. São lançamentos de débito e crédito, é o sistema-padrão usado em empresas e outras organizações para registrar transações financeiras.

Este foi um passo muito importante no passado da contabilidade, vemos que com o desenvolvimento deste método de Luca B. de Pacioli usamos até hoje no nosso dia-a-dia e em empresas.

1.5 A CONTABILIDADE NO BRASIL

A partir de 1500, com o descobrimento do Brasil, chegaram entre outras pessoas os provedores da fazenda que também intitulavam o cargo de contador. O novo país começaria a escrever uma parte da história da contabilidade. Entretanto, é somente muitos anos depois, a partir de 1770, que surge a primeira regulamentação da profissão contábil em terras brasileiras e quando a família real veio para o Brasil iniciou-se em 1810 o ensino contábil com a aula intitulada "Aula de Comércio da Corte". A Associação dos Guarda-Livros da Corte é a mais antiga instituição profissional e cultural da ciência contábil no Brasil, fundada em 18 de abril de 1869 na cidade do Rio de Janeiro (RJ).

No dia 16 a 24 de agosto de 1924 realizava o primeiro Congresso Brasileiro de Contabilidade na Associação dos Empregados do Rio de Janeiro, cidade do Rio de Janeiro (RJ). Este congresso teve como objetivo estudar todos os assuntos relacionados com a contabilidade e teve ênfase também na recomendação de uma lei para regulamentar o exercício da profissão contábil.

Com o Presidente Eurico Gaspar Dutra foi sancionado o Decreto Lei 9.295/46, que criou o Conselho Federal de Contabilidade. Ou seja, com a criação do CFC, a profissão contábil ganha uma instituição que visa estabelecer um parâmetro para os profissionais desta área.

Além da criação do CFC, o Decreto-Lei n° 9.295/46 traça outro fator importante. Este decreto define, entre outras coisas, o perfil dos contabilistas, a saber: contadores eram os graduados em cursos universitários de Ciências Contábeis; os técnicos em contabilidade eram aqueles provenientes das primeiras escolas técnicas comerciais e que apresentavam, portanto, nível médio; e guarda-livros eram as pessoas que, apesar de não apresentarem escolaridade formal em contabilidade, exerciam atividades de escrituração contábil.

2.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com