TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Taxa Selic

Por:   •  14/12/2015  •  Dissertação  •  366 Palavras (2 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 2

A taxa Selic e sua influência na economia brasileira na atualidade

A taxa Selic é a taxa de financiamento no mundo interbancário, onde é importante uma vez que ela determina diversas variáveis que afetam diretamente o lado real da economia, ou seja, a produção.

O Brasil vivia em um ciclo em que as taxas de juros estavam nos níveis mais baixos, isso se deve a melhor organização das finanças dos governos. Hoje a taxa de juros é o mais alto do país devido à crise financeira que o país vem enfrentando devido a ma organização do governo com os golpes nas finanças do país.

Por que será que a taxa Selic tem tanta força na economia? Qual o motivo de ser à esperada a fixação desta taxa no campo econômico, ou mesmo porque será que a tal taxa é um referencial para a toda economia no país? Como ela consegue regulares as fianças do país inteiro? Quais as suas influencias na economia brasileira na atualidade?

Respondendo aos questionamentos anteriores. A taxa Selic tem tanta força que serve de pagamento das dividas dos governos representados pelos títulos públicos, que são adquiridas diariamente pelas instituições financeiras. E a fixação dessa taxa é tão esperada quando a taxa é usada para operações de curto prazo entre os bancos, que, quando queriam tomar recursos emprestados a outros bancos por um dia, oferecendo títulos.

A taxa de juros é uma referencia utilizada na política monetária do governo, que tem por finalidade servir de base para cálculos das demais taxas de juros de todo o credito concedido na economia. É um instrumento crucial das autoridades financeiras no controlo e na contenção da inflação. A influencia da taxa Selic na economia, tem um poder de controlar as finanças do país inteiro. Este tipo de controle é feito através do banco central para manter e controlar a inflação.

Conclui se que o constante aumento ou diminuição da Selic é explicado pela movimentação da economia, seu principal objetivo, é combater a inflação, impedindo que este retorno, cause danos a economia nacional. Alem da meta Selic, o Banco Central do Brasil divulga outras taxas de juros, que são utilizadas para a remuneração de diversas aplicações financeiras e empréstimos do mercado nacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (36.6 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com