TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tcc, Empowerment o poder e liberdade nas empresas manufatureiras.

Por:   •  13/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.084 Palavras (13 Páginas)  •  1.198 Visualizações

Página 1 de 13

FACULDADE ENIAC

GRADUAÇÃO TECNÓLOGICA EM GESTÃO FINANCEIRA

Nome

EMPOWERMENT

O poder e liberdade nas empresas manufatureiras

Guarulhos

2014

EMPOWERMENT

O poder e liberdade nas empresas manufatureiras

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade Eniac, como requisito parcial para a obtenção do título de Graduação Tecnológica em Gestão Financeira.

Orientador:

Guarulhos

2014

Dedico este trabalho a minha família, pela dedicação e compreensão, em todas as etapas, que sempre foram muitos importantes durante a realização.

Agradeço primeiramente a Deus, por me conceder esta oportunidade, de estar em um curso de graduação, a minha família que é a minha base de inspiração, e ao Prof. Donizete Bega, que tem me auxiliado na elaboração do meu Tcc.

“Acredite que você pode assim você já está no meio do caminho”

Theodore Roosevelt.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        

2. O QUE É, E COMO FUNCIONA O EMPOWERMENT        

3. VANTAGENS E DESVANTAGENS        

4. APLICAÇÃO DO EMPOWERMENT        

5. DELEGAR PODER E RESPONSABILIDADE        

6. COMO INCENTIVAR O TALENTO NA EMPRESA        

7. A IMPORTANCIA DO FEEDBACK        

8. ESTUDO DE CASO        

8.1 O QUE É MANUFATURA        

9. CONCLUSÃO        

10. REFERÊNCIAS        

11. TERMO DE COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE        


1. INTRODUÇÃO

O tema deste trabalho foi escolhido em função da importância de ter um excelente planejamento dentro das empresas. Pois é a motivação que sustenta toda e qualquer organização, possibilitando investimentos e a certeza de bons negócios.

A importância de se ter um planejamento eficaz como instrumento de informações, e aproveitar desta forma oportunidades de negócio ou a diminuição de riscos futuros.

Este trabalho tem como objetivo principal, mostrar a importância da implantação desta ferramenta, pois a cada dia o mundo cresce em competitividade, e as empresas precisam se adequar as necessidades.

Aplicando o Empowerment nas empresas, agiliza o atendimento ao cliente facilitando e identificando as necessidades da empresa.

Ao longo deste trabalho serão mostradas as vantagens e desvantagens, e estudo de caso de uma empresa manufatureira que aplicou o empowerment.

2. O QUE É, E COMO FUNCIONA O EMPOWERMENT

De acordo com o site Administradores, Empowerment é uma gestão da versão estratégica que visa o melhor aproveitamento do capital humano nas organizações através da delegação de poderes.

Empowerment corresponde a uma relação que envolve poder e responsabilidade, com as duas faces da mesma moeda, ou seja, o empregado e o empregador.

Para promover o empowerment, não basta transferir o poder ás pessoas, eles precisam ter reais condições de reagir no pleno exercício da sua responsabilidade, desenvolvemos o que chamamos de “Ownership”, ou seja, agirem com intra-empreendedores e como se fossem proprietários do negócio, pensando com empresário.  

Carlos Hilsdorf, afirma que:

Se desejarmos que as pessoas nos deem o melhor de si, precisamos dar a elas as melhores condições de qualidade de vida e felicidade no trabalho, que as permita manter-se motivadas e produtivas.

De acordo com site do Tribunal de Justiça do estado do Tocantins, o empowerment permite aos funcionários de uma empresa a tomarem decisões com base em informações fornecidas pelos gestores, aumentando sua participação e responsabilidades nas atividades da empresa.

O empowerment possui quatro bases principais que são:

  • Poder;
  • Motivação;
  • Desenvolvimento;
  • Liderança.

Ownership – Propriedade; posse; direito de propriedade.

3. VANTAGENS E DESVANTAGENS

Vantagens

  • Foco no cliente e resultado;
  • Pessoas que acreditem no resultado da empresa;
  • Tomada de decisão rápida;

Desvantagens

  • Fragilidade no controle das decisões tomadas;
  • Trabalhadores escolhidos podem não se sentirem preparados para tomar decisões;

Ao meu ponto de vista como todo plano de negócio existe sempre desvantagens, para que possa ser enxergado, onde e como melhorar, as vantagens são mais altas, pois o funcionário mais motivado e com mais oportunidades, ajudam o crescimento e desempenho de uma empresa, identificando as necessidades e pontos a melhorar. Ponto estes que muitos gestores não enxergam, por estarem delimitados com suas obrigações de liderar.

Marins, Luiz (2013, p.7 e 8), afirma que:

Socorro! Preciso de motivação, desmitificando a motivação no trabalho e na vida e momentos de motivação e sucesso.

De acordo com o livro Marins diz que motivação tem muito pouco a ver com a emoção. A motivação é composta por um conjunto, das razões de ordem lógica, racional, cartesiana que levam o indivíduo a fazer suas opções na vida.

Sempre lembrando que a vontade tem que estar associada a disciplina, somos inteligentes e livres pela vontade, mais de nada serve uma pessoa ser cognitivamente erudita e prefeita, se ela não for emocionalmente equilibrada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)   pdf (147.5 Kb)   docx (25.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com