TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC-Abertura De Uma Empresa

Trabalho Universitário: TCC-Abertura De Uma Empresa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/7/2013  •  1.927 Palavras (8 Páginas)  •  3.520 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

7. Plano de Marketing.....................................................................................11

8. Plano Organizacional.................................................................................17

9. Plano Financeiro........................................................................................20

Referencias Bibliográficas.............................................................................25

7. Plano de marketing

Segundo KOTLER; KELLER, (2006, p. 4), “marketing é um processo social pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação, da oferta e da livre troca de produtos e serviços de valor com outros”.

7.1 Negócio

Indústria e comércio de produtos beneficiados e artefatos de mármore e granito, para atender o mercado da construção civil na área de acabamento.

7.2 Produtos e ou serviços

Pisos, bancadas para banheiros e cozinhas, box para banheiros, armários para banheiros, mesas, rodapés, pias, soleiras, túmulos entre outros, fabricados de acordo com as medidas solicitadas pelos clientes e entregues nas obras.

O mármore e o granito são produtos duráveis e de rara beleza, sendo atualmente muito usado nas construções, devido praticidade na limpeza e além de tudo agregando valor ao seu imóvel.

Ser uma referência no setor é um diferencial, preservando as características das rochas ornamentais oferecendo aos consumidores produtos resistentes, de rara beleza e de fácil manutenção.

7.3 Conjuntura de mercado

O mercado da construção civil vem com uma tendência de crescimento em nível nacional considerando o déficit habitacional impulsionado pelos incentivos governamentais ( Lei 10.931/2004), o PAC em 2008 e o PMCMV em 2010,e o aumento da renda familiar. Como a cidade de Alvinópolis-MG tem quatro empresas de materiais de construção conclui-se que consumindo materiais de construção também consumirão mármore e granito oferecendo para a população mais uma opção de produtos para utilizar em suas construções.

Segundo o geólogo Cid Chiodi Filho ( informativo Abirochas - 2009 )

Pela Análise de Ciclo de Vida – ACV - as rochas são ecologicamente superiores à madeira e cerâmica: seu uso agride menos o meio ambiente, e isto deve ser levado em consideração pelos profissionais, destacando ainda a confiabilidade, conservação, características de cada pedra, cuidados com sua aplicação, qualidade do material e conservação. Segundo ele, isso ajuda os profissionais e compradores a compreenderem a magnitude das pedras e sua beleza

7.4 Mercado de atuação e mercado de atendimento

O mercado de atuação é o da construção civil, atendendo a arquitetura, decoração, paisagismo urbano e arte funerária.

7.5 Distribuição dos produtos e serviços

Após contato do cliente com o estabelecimento, feito diretamente no local ou em visitas às obras, serão executados de acordo com os projetos e poderão já saírem prontos ou serem montados no local de acordo com as necessidades e tamanho do produto, que serão entregues diretamente na obra do cliente no prazo acordado.

7.6 Matriz SWOT

A análise SWOT está baseada na premissa que os fatores internos, ou seja, aqueles que a empresa tem controle podem ser classificados como pontos fortes ou fraquezas. Já os fatores externos à organização, ou aqueles em que a empresa não possui o controle podem ser denominados como ameaças ou oportunidades.

S – Strengts (Pontos fortes) F - Forças

W – Weaknesses (Pontos fracos) O - Oportunidades

O – Opportunites (Oportunidades) F - Fraquezas

T – Threats (Ameaças) A - Ameaças

Matriz SWOT

Fatores

internos Pontos Fortes Pontos Fracos

• Equipamentos

• Qualidade dos produtos

• Formas de Pagamento

• Entrega

• Disponibilização de projetos

• Ausência de mão de obra especializada na cidade

• Iniciante na atividade

Fatores

externos Oportunidades Ameaças

• Ausência de outra empresa do ramo na cidade

• Bom acesso para a mão de obra

• Fácil acesso para clientes e fornecedores • Crise financeira

• Concorrência

• Produtos alternativos

Positivos Negativos

Fonte: elaborado pelo autor, 2012.

7.7 Investimento no setor

O setor da construção civil vem num crescimento tanto em nível nacional quanto o local, exemplo disso podemos constatar o aumento de lojas de materiais de construção na cidade, impulsionado pelos incentivos governamentais citados na conjuntura de mercado e também pela maior exigência dos consumidores que procuram cada vez mais produtos resistentes e de fácil manutenção.

7.8 Análise da concorrência

Analisando a cidade de Alvinópolis-MG no médio Piracicaba, constatamos que não existia uma empresa desse ramo, sendo os consumidores atendidos por empresas distantes mais de 50 Km, abrindo assim um considerado número de consumidores para serem atendidos com maior rapidez e disponibilizando variedades de produtos para a escolha correta de acordo com suas necessidades, dispensando o traslado de uma cidade à outra diminuindo consideravelmente o custo para o cliente.

7.9 Vantagem competitiva

A principal vantagem competitiva

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com