TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tcc - tecnologia na contabilidade

Por:   •  17/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  4.428 Palavras (18 Páginas)  •  817 Visualizações

Página 1 de 18

A INFLUENCIA DA TECNOLOGIA NA GESTAO DA CONTABILIDADE

Título: Os contadores estão realmente utilizando as ferramentas que a tecnologia os oferecem?

Luiz Alberto Canela Junior

Matrícula: 201851056221

Enzo Leonardo Silveira da Silva

Matrícula: 201851049088

RESUMO

O presente artigo tem a intenção de contribuir com o estudo referente a tecnologia no meio contábil das empresas nos dias atuais. Mediante a proposta citada foram feitos estudos qualitativos sobre a tecnologia e as ferramentas na contabilidade; utilizando as palavras chaves: Tecnologia, inovação e contador chegou-se a questão: os contadores estão realmente utilizando as ferramentas que a tecnologia os oferece? Com os avanços e recursos da tecnologia, os contadores tiveram que se adequar, em boa parte obrigados, para cumprir com os deveres que os compete, quanto ao fisco. Alguns dos modelos de programas que apresentamos em nosso artigo, demonstrou o quão importante é para os contadores, se apropriar desses novos conhecimentos para que possam ter mais praticidade nas tarefas executadas. Em relação ao fisco, algumas dessas tecnologias foram obrigatórias, no dia a dia do contador, dessa forma, fica impossível o profissional não se adequar a esse novo tipo de execução no trabalho. As informações foram retiradas através do Google Acadêmico, e o foco principal e o questionamento no tema: A importância da tecnologia na gestão da contabilidade, foram retirados 20 artigos que contribuíram com a pesquisa. Este artigo tem como base, conscientizar a importância da relação entre a tecnologia e o contador, e contribui para o estudo do tema para uma maior compreensão sobre os fatos declarados nos pontos citados, a ideia é trazer para o ramo contábil as praticidades da tecnologia. Dessa forma, visamos que cada profissional deve se adequar ao tempo da tecnologia, e as funcionalidades de cada inovações disponibilizada para o seu método de trabalho.

Palavras-chaves: Tecnologia, inovação e contador.

1 Introdução

                            O presente trabalho trata a relação entre a tecnologia e o contador como ponto crucial para o desenvolvimento de informações, tendo como âmbito principal demonstrar as vantagens que a tecnologia traz para a contabilidade. Com as inovações disponíveis atualmente, o contador necessita se adaptar as diversas situações que envolvem as tecnologias e os novos recursos, tendo em vista as vantagens, praticidades e a competitividade no mercado que as mesmas trazem para o cotidiano de uma empresa, visando sempre a evolução dos novos modelos de negócio.

        Durante a jornada de trabalho, para cumprir com certas tarefas exigidas pelo fisco, o contador se depara com diversos softwares para conclusão e envio de suas obrigações, esses softwares, exigem um mínimo de conhecimento na área da informática, para redigir documentos, preencher declarações, lançamentos contábeis (Entradas, saídas de NFE), verificar e corrigir certas pendencias, bem como à transmissão de impostos exigidos pela RFB. (DIRF, IRPF, SPED FISCAL, ICMS/IPI, EFD CONTRIBUICOES, GIA...).

        

        Os softwarescontábeis, contribuem para uma forma mais pratica de preenchimento de documentos, e transmissão de arquivos que são exigidos, o que passa as ser uma obrigação mensal de um contador cumprir com certo deveres. Esses softwares, facilitam no cruzamento de informações de uma empresa, por isso, o contador deve entender como cada programa funciona e como ocorre esses cruzamentos. De contra partida, os programas exigem manutenção, como atualizações, verificação nas configurações, para que não ocorra nenhum tipo de erro na hora do preenchimento das informações, tendo em vista que as mesmas devem ser conferidas e revisadas, pelo próprio contador, mesmo antes de serem lançadas nos sistemas.                                    

        

        A metodologia aplicada tem base em pesquisas bibliográficas em livros e artigos de estudo de casos que contribuíram de forma ativa o conteúdo estudado, trazendo diversos pontos de vista, e interpretações sobre o tema aqui estudado, que tratam a tecnologia como um dos meios mais importantes alocados dentro do contexto operacional contábil.

        Os resultados esperados desta pesquisa, é que a tecnologia se torne algo comum no cotidiano dos contadores, para que saibam utilizar das vantagens, atalhos e praticidades oferecidas, e, informações de extrema importância para as empresas, ao que se diz respeito à competitividade no mercado atual.

        As informações obtidas através das tecnologias disponíveis, trazem apenas promoções tanto para as empresas quanto aos contadores em um contexto geral, tanto para os modelos de tomadas de decisões dentro do âmbito organizacional, quanto para o cotidiano de um contador.

2 Referencial Teórico

2.1 Sistemas de Informações

As tecnologias do século XXI, mudaram totalmente a forma de trabalhar dos contadores. Além de trazer muitas facilidades aos profissionais, essas novas tecnologias também trouxeram novos desafios aos mesmos.

Esses novos recursos transformaram a forma de agir de diversas áreas da contabilidade, tudo ficou mais prático, porém nem tudo ficou mais fácil. Acoplado com as praticidades, essas novas tecnologias também trouxeram aos profissionais, um desafio em aprender sobre esses novos recursos, e utiliza-los da melhor forma, para se obter os melhores resultados e com muito mais velocidade.

                    Segundo Spinola e Pessôa (1998, p.98), um “Sistema de Informação (S.I.) é um sistema que cria um ambiente integrado e consistente, capaz de fornecer as informações necessárias a todos os usuários” ou ainda, como Schutzer e Pereira (1999, p.149) “é um sistema integrado homem-máquina que fornece informações de suporte a operações, gerenciamento, análise e funções de tomada de decisões em uma organização”.

        Já para, Prince (apud Ribeiro e Vieira, 2001) define Sistema de Informação como uma rede baseada em computador, contendo sistemas operacionais que fornecem à administração dados relevantes para fins de tomada de decisões. A definição de sistemas de informação na visão de (O’BRIEN 2004, p.6) “é um conjunto organizado de pessoas, hardware, software, redes de comunicações e recursos de dados que coleta, transforma e dissemina informações em uma organização”. Para que uma organização possa disseminar as informações, depende basicamente destes recursos. Já para Laudon e Laudon (2004) sistema de informação é como um “conjunto de elementos que interagem e coletam, processam, guardam e difundem informações que servem como base para a tomada de decisão”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.8 Kb)   pdf (137 Kb)   docx (25.7 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com