TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC Tecnologia Nas Escolas

Trabalho Escolar: TCC Tecnologia Nas Escolas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/6/2013  •  6.606 Palavras (27 Páginas)  •  1.457 Visualizações

Página 1 de 27

ASSOCIAÇÃO EDUCATIVA DO BRASIL - SOEBRAS

FACULDADE PROMOVE DE JANAÚBA

A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO DIGITAL NO ÂMBITO EDUCACIONAL

Crislei Nasjara Antunes Carneiro

Jessica Mendes Silveira

Janaúba - MG

Março – 2013

CRISLEI NASJARA ANTUNES CARNEIRO

JESSICA MENDES SILVEIRA

A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO DIGITAL NO ÂMBITO EDUCACIONAL.

Artigo apresentada a Faculdade Promove de Janaúba como requisito para obtenção do Grau de Licenciatura em Pedagogia.

Orientador (a):

Prof.Ms. Maria Lina Santana

Janaúba – MG

Março – 2013

A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO DIGITAL NO ÂMBITO EDUCACIONAL

Crislei Nasjara Antunes Carneiro

Jéssica Mendes Silveira2

Maria Lina Santana3

RESUMO

Este trabalho teve como objetivo discorrer sobre a importância da inclusão digital no âmbito educacional. O presente estudo parte de uma pesquisa exploratória, de caráter quali-quantitativa, baseada em pesquisa de campo.Os dados foram coletados através de um questionário contendo perguntas direcionadas sobre o uso da tecnologia e a importância que a mesma trás para o conhecimento e aprendizado entre alunos, professores e pedagogos. A pesquisa foi realizada em uma escola estadual localizada na cidade de Janaúba-MG. As respostas obtidas foram apresentadas através de gráficos para análise e demonstração de resultado.Através deste trabalho pode-se observar que o uso das tecnologias no âmbito escolar tem muita influencia. De acordo com a análise dos gráficos, ficou evidente que a inclusão digital no âmbito educacional é de grande valia e que a maioria dos professores e pedagogos utilizam-se desta ferramenta para auxiliar em suas atividades escolares.

Palavras-chave: Tecnologia; âmbito escolar; conhecimento.

ABSTRACT

Thisstudy aimed todiscuss theimportance ofdigital inclusionin the educational field. The presentstudy isan exploratory, qualitative and quantitativein nature, basedon field research. Data werecollected througha questionnairefocusedon theuse of technologyand theimportance itbackto knowledgeandlearning amongstudents, teachers andeducators. Thesurvey was conducted ina public schoollocated infrangipani-MG.Theresponseswere presentedthrough graphstoanalyze andincome statement. Through this workcanbe seen thatthe use of technologyin the schoolhas a lot ofinfluence, according tothe analysis ofcharts, it became apparent that digital inclusionin the contextof education isof great valueand that theoverwhelming majority ofteachers andeducatorsuseupthis toolto assistin their school activities.

Keywords: Techonology;school context; knowledge

1. INTRODUÇÃO

Na atualidade ao discorrer sobre o tema de inclusão digital na escola, é difícil deixar de abordar sobre as novas tecnologias de informação e comunicação, dentre elas a principal que é a informática que a cada dia vem ocupando maior espaço nas reflexões e práticas educativas. O presente artigo vem apresentar a finalidade que essas tecnologias têm no âmbito educacional. Nesse sentido, recorreu-se a diversos autores de diferentes áreas para sustentação da pesquisa, dessa forma, obtendo uma visão mais ampla da realidade em que a inclusão digital está presente na escola e, ainda, na realidade dos professores e alunos inseridos neste contexto.

Com esse processo de aprendizagem, essas tecnologias necessitam serem entendidas e apropriadas pelos professores, que tem um papel fundamental neste contexto. As transformações econômicas, sociais e tecnológicas impõem novas formas de aprender e ensinar. Nesta linha, buscou-se entender que as tecnologias de rede precisam fazer parte do cotidiano escolar. a valorização do aprendizado através de mídias digitais, a forma de pensar e interagir através de meios de comunicação e informação onde o aluno apropria-se das tecnologias é o caminho a ser traçado e seguido.

A velocidade em que as inovações tecnológicas evoluem é consideravelmente rápida e trazem mudanças na relação do trabalho, tanto na forma de aprender quanto na forma de relacionar das pessoas, e com isso traz significativas influencias sobre a economia e a política.

Diante desse cenário, as escolas aos poucos tem se adaptado às iniciativas que lhe são apresentadas. E dentro de um patamar de comunicação e informação, a escola começa a abrir novos caminhos para a tecnologia poder acontecer neste processo. Então, por diversas justificativas pode-se observar que a Inclusão Digital invade as escolas, exigindo dos envolvidos neste contexto um posicionamento quanto ao quê e como, fazer para dispor os diversos recursos da informática a serviço da educação.

De fato, não é fácil adaptar-se a tantas tecnologias, pois as técnicas carregam consigo projetos, esquemas imaginários, implicações sociais e culturais bastante variados. Sua presença e uso em lugar e época determinados cristalizam relações de força sempre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.1 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com