TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC Contabilidade

Dissertações: TCC Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  356 Palavras (2 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 2

Centro Universitário UNISEB Interativo – Projeto de Pesquisa

1. Dados de Identificação

Titulo: Lucro Real, Presumido ou Simples Nacional

Autores: Ellen Susane dos Santos

Acacia Cléia da Silva Berlato

Ivonete Lazaroto Selig

Kélen Armani Biotto

Curso: Ciências Contábeis

Polo: Cesab – Abelardo Luz

Linha de Pesquisa: Linha 2 – Contabilidade Tributária

2. Justificativa

No Brasil é notório o nível de tributos sobre empresas e pessoas físicas. Os tributos representam importante parcela dos custos das empresas, algumas quebram com elevadas dividas fiscal, a maneira legal de reduzir seus encargos tributários é feito através do planejamento tributário e a forma ilegal é a de sonegar impostos.

O planejamento tributário é uma ferramenta de suma importância tanto para empresários quanto para contadores. Pois é através dele que ambos definem um meio de tributação viável, conforme renda anual da empresa. Procurando esclarecer o porquê da escolha de certo tributo para a empresa, o contador, preocupando-se com o bem estar do cliente, deixa-o satisfeito e confiante de ter feito a escolha certa quanto ao cumprimento de seus deveres perante a receita tributaria. Portanto pode-se dizer que sem planejamento tanto o empresário quanto o contador pode comete erros gravíssimos, como por exemplo: encargos tributários excessivos, que talvez não precisassem ser pagos, ou pudessem ser diminuídos. Dessa forma uma empresa não conseguiria manter suas portas abertas por muito tempo. Compreende-se então, a necessidade de um planejamento tributário, pois auxilia na tomada de decisão correta sobre quais tributos pagar, podendo até diminuí-los de valor sem prejudicar a empresa legalmente. Para Marins (2002) Há relevância de manter a contabilidade atualizada com eficiência e exatidão é primordial, quando se faz uso da gestão tributaria poderá reduzir, anular e postergar o ônus fiscal.

3. Pergunta de Pesquisa

Qual a finalidade do planejamento tributário em uma empresa?

4. Metodologia

Para a elaboração do presente trabalho de conclusão de curso utilizou-se em grande acesso a pesquisa bibliográfica e documental, acessando livros, em sites da internet que tratam das questões tributaria no Brasil, consultas a leis.

5. Referências

MARINS, James. Elisão tributária e a sua regulação. – São Paulo: Dialética, 2002. OLIVEIRA, Luís Martins de; et al. Manual de contabilidade tributária. 4˚ ed. São Paulo: Editora Atlas, 2005.

Legislação fiscal contábil e trabalhista. Disponível em www.portaltributario.com.br/legislacao.htm> Acesso em: 18 de out. de 2012.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com