TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tec. gestao

Por:   •  11/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE ANHAMGUERA

Trabalho

De

Gestão do Conhecimento

Cresce no Brasil, uma nova área de atuação para a melhoria organizacional das empresas, um novo jeito de tratar e valorizar o conhecimento chama-se Gestão de conhecimento.

         Segundo José Claudio Terra em entrevista ao jornal Estado é algo relativamente recente. Nos últimos dois ou três anos empresas como Siemens, Petrobrás, Aços Villares, Camargo Correa, Coopersucar, entre outras, criaram este cargo. As grandes empresas de consultoria, principalmente as internacionais com filiais aqui, já têm esta função há muito mais tempo  nos países desenvolvidos e, em muitos casos, com representantes ou responsáveis locais no Brasil.

 No exterior, este cargo já existe oficialmente desde meados dos anos 90, França, Inglaterra, Japão entre outros.

Este novo enfoque, promete dar uma guinada nas empresas, pois trata do conhecimento propriamente dito, como e o que fazer para dinamizar os processos de uma empresa. Este profissional pode se limitar a gerenciamento de portais, de bancos de dados, de mapas de competência, de banco de melhores práticas ou ter uma perspectiva bastante ampla, influenciando decisivamente os processos de inteligência competitiva, os planos de desenvolvimento de competências e mesmo o planejamento estratégico da organização. 

A formação deste profissional, que ainda não está firme no Brasil, porém há uma série de cursos de pós-graduação e extensão voltados para esta área. O curso que a Terra Fórum tem organizado junto com a Fundação Instituto de Administração (FIA), entidade conveniada à FEA-USP, é um exemplo disto. Outras universidades de vários estados brasileiros também já oferecem cursos nesta área. Há inúmeras dissertações de mestrado e doutorado sobre o tema. 

         Diante deste novo jeito de enfrentar as dificuldade e aperfeiçoar as melhorias, as empresas brasileiras contam com um novo profissional para ajudá-lo a crescer, e que a tendência atual é por em prática.

(Fonte: Jornal O Estado de São Paulo; Seção: Classificados; Pg. 4; 27/05/2004).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (76.1 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com