TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria da Administração

Por:   •  5/12/2018  •  Dissertação  •  848 Palavras (4 Páginas)  •  548 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE CEUMA

COORDENAÇÃO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

PEDRO GABRIEL GOMES PAIVA

 PONTOS DE CONVERGÊNCIA ENTRE AS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO E A PRÁTICA ORGANIZACIONAL DE FORMA FUNDAMENTADA

São Luís

2018


UNIVERSIDADE CEUMA

COORDENAÇÃO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

PEDRO GABRIEL GOMES PAIVA

  1. ATIVIDADE DISCURSIVA

Atividade discursiva para obtenção de nota da atividade 2 da disciplina de Teoria Geral de Administração da Universidade  Ceuma.

São Luís

2018

 O presente trabalho tem como objetivo identificar os pontos convergentes entre as teorias de administração e a prática, a partir de uma observação da estrutura administrativa de uma determinada Empresa. A Empresa em questão, é uma organização  de médio porte, uma empresa do setor de cosméticos, A Empresa analisada é a IAP cosméticos, Rede de cosméticos preocupada e comprometida com o espaço feminino, na área de cosméticos, A Empresa analisada é localizada na cidade de São Luís- Maranhão.  

 Possui como missão satisfazer  aos seus clientes em suas necessidades e desejos de consumo no mercado de cosméticos, Comercializando produtos de qualidade com preço competitivo, de maneira a garantir qualidade associada à rentabilidade atua no mercado a cerca de 13 anos  Para uma melhor compreensão, destacamos a caracterização física e administrativa desta organização. Assim observou-se que possui 32 lojas espalhadas em 7 estados da região nordeste do país a IAP cosméticos oferece para o mercado uma série de oportunidades para o público feminino. Desta forma, vimos que, estrutura desta empresa tem como eixo principal a Gerência geral que está interligada ao setor de vendas. Identificamos uma estrutura com várias filias espalhadas pela região nordeste , e comandadas  nas mãos do proprietário. os departamentos são subordinados ao poder de decisão gerencial. Sendo assim esta organização “enfatiza as relações escalares a cadeia de comando”. CHIAVENATO. 2003, P.162). Sendo conceituada como a linha de autoridade que interliga posições e especifica quem é dominante neste processo. Essa postura da referida empresa vem convergir com os princípios da teoria clássica da Administração. Segundo FAYOL em seus princípios diz : “ As atividades vitais da organização e sua autoridade devem ser centralizadas”

A administração desta empresa, nas pessoas, do proprietário e gerente administrativo tem como foco principal o lucro. Pois, se busca a sobrevivência do negócio e a estabilidade financeira. De acordo com os modelos de Peter Blau e Richard Scott(1970, apud, MAXIMILIANO, 2006), pode ser enquadrada“ na categoria de proprietário e dirigente, ou seja, que não possui como propósito prestar serviço algum, mas apenas proporcionar um meio de vida ou de acumulação de capital.

Na linha de produção, na confecção de fardamentos foi observado quatro maquinários de corte, costura e acabamento, operados por seis funcionários que são responsáveis pela produção, acabamento, controle de qualidade e  embalagem e armazenamento das unidades produzidas. Neste setor percebe-se que não há uma função especifica de cada operário.  Todos fazem tudo de acordo com a necessidade de produção. Isso vai de encontro com a teoria de TAYLOR.  Identifica-se ainda que o estilo de administrar desta empresa vem convergir com a Teoria X de administração, uma vez que visualiza pessoas como meros recursos de produção, ou seja, os trabalhadores são controlados ou ameaçados de forma  a alcançar  as metas da organização. Segundo MCGREGOR , na Teoria X, “ o autocontrole  frequentemente solicitado no ambiente organizacional se torna indispensável a  consecução dos objetivos da empresa “

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (110.1 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com