TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Theorizing Contingencies in Management Control Systems Research/Teorizando Contingências em Pesquisa de Sistemas de Controle Gerencial

Por:   •  13/3/2022  •  Resenha  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2]

Análise crítica de artigos

Nome: Jules Kout Tene

Artigo: Theorizing Contingencies in Management Control Systems Research/Teorizando Contingências em Pesquisa de Sistemas de Controle Gerencial

Autores: Chenhall

Data: 2007

1.Caracterização do trabalho analisado        

Ontologia (Olhar)

O presente artigo não tem uma ontologia definida uma vez que o autor apenas faz um levantamento de estudos com  o intuito de verificar o conceito de contingência em variáveis contextuais que abrangem a pesquisa de MSC.

Questão de pesquisa implícita e explicita

Devido ao seu objetivo, o estudo não apresenta uma questão de pesquisa bem determinada. Os autores fazem alguns apontamentos e tentam trazer de acordo com a literatura as respostas a estes questionamentos.

Objetivo do trabalho

Fornecer uma revisão de pesquisas de MSC realizadas com base na teoria da contingência, avaliar criticamente os estudos realizados e auxiliar o desenvolvimento de pesquisas futuras por meio dos fundamentos teóricos apresentados

Plataforma teórica

O autor utiliza de múltiplas vertentes teóricas no decorrer do estudo, associando o seu foco principal, a teoria da contingência aplicada nos MSC, com perspectivas de pesquisas empíricas.

Estrutura do artigo

Introdução; Apresenta a área de pesquisa MCS baseada em contingência e fornece uma visão geral das descobertas nos últimos 25 anos; Conhecendo o MSC; Resultados do MSC; Contextualização das Variáveis e MSC (revisão de artigos em termos de sua contribuição para a compreensão de tópicos considerados na pesquisa baseada em contingência; Questões relacionadas ao desenvolvimento da teoria; Teorias alternativas e pesquisas baseadas na contingência; e Conclusão.

Tipo de pesquisa

Pesquisa bibliográfica (Artigo analítico)

Métodos de coleta de dados

Pesquisa bibliográfica (Artigo analítico)

Métodos de tratamento de dados

Pesquisa bibliográfica (Artigo analítico)

Variáveis e escalas

Pesquisa bibliográfica (Artigo analítico)

Qualidade da redação (clareza e estilo)

De forma geral, o estudo está apresentado e escrito de forma clara. Os autores fizeram um levantamento muito significativo de pesquisas para apresentar o estado da arte sobre a temática. A forma como as diferentes seções estão apresentadas facilita a leitura e compreensão do artigo. Destaca-se nesse sentido a boa explicação feita da relação entre as variáveis contextuais e os MCS.

2.Análise e discussão dos achados

Fragilidades e virtudes

Fragilidade: O estudo é muito denso, o que dificulta sua leitura e entendimento

Virtudes: quantidade de teorias e estudos relacionados no decorrer do artigo, observações e ponderações pertinentes referentes aos temas, profundidade dos assuntos abordados.

Contribuições para a teoria ou para a análise empírica

Análise crítica dos estudos já realizados, auxílio na percepção dos pesquisadores ao elaborar as próprias pesquisas, dicas/instruções/possibilidades para futuras trabalho.

O que você aprendeu com este artigo?

Facetas e aplicações da pesquisa com foco na teoria da contingência e a sua adaptabilidade em questões relacionadas ao MSC.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (240 Kb)   docx (200.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com