TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUE NAS ORGANIZAÇÕES À LUZ DA CONTABILIDADE GERENCIAL

Por:   •  10/5/2016  •  Artigo  •  6.957 Palavras (28 Páginas)  •  779 Visualizações

Página 1 de 28

PLANEJAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUE NAS ORGANIZAÇÕES À LUZ DA CONTABILIDADE GERENCIAL

Jamarian Cota Riker

RESUMO

Atividades de planejamento e controle fornecem aos sistemas procedimentos e decisões que trazem diferentes aspectos da oferta e da procura em conjunto. Existem três tipos de inventário que são motivo de preocupação para os gestores: Matérias primas; produtos em processo ou semiacabados, e; produtos acabados. Se uma gestão controlar efetivamente esses três tipos de inventário, o planejamento e controle de estoque podem gerar proteção contra a obsolescência, deterioração e/ou roubo, maximizando os objetivos das operações e as vantagens do inventário como ferramenta de redução dos custos? Para alcançar o objetivo geral desta pesquisa, têm-se como objetivos específicos: Definir qual método de controle de estoque, verificando dentro as técnicas existentes, melhor se enquadra com a natureza dos problemas, para definir de forma rápida, soluções práticas; mostrar sistemas de gestão, através de ‘’softwares’’ inteligentes, capazes de ser compartilhados com qualidade, para integrar o controle dos mais variados tipos de estoques (produtos), e; enumerar diretrizes percebidas ao longo da pesquisa, que possam colaborar com a melhoria das técnicas de planejamento e controle de estoques. Esta pesquisa terá abordagem quali-quantitativa, e será dividida em duas etapas, a primeira inicia-se com um levantamento bibliográfico, em seguida, se portará com características de pesquisa descritiva e exploratória. No Referencial Teórico conceituam-se Estoques, Inventário e os Sistemas de Gestão através de ‘’Softwares’’ para o Controle de Estoque. Após isso, analisam-se os resultados elencando pontos a serem perseguidos. Com isso, podemos concluir que o planejamento e o controle de estoques vão muito além de apenas padronizar os dados para que todos possam ver as mesmas informações e unificar o processo para que a administração saiba o que fazer com tais informações. Os softwares oferecem uma solução que podem habilitar o nível de sofisticação das organizações, além de evidenciar soluções, através da granularidade de informações que a organização precisa para tomar as melhores decisões de planejamento.

Palavras Chaves: Planejamento e Controle. Controle de estoques. Gestão organizacional.

ABSTRACT

Planning and control business provides systems procedures and decisions that bring different aspects of supply and demand together. There are three types of inventory that are of concern for managers: Raw materials; or semi-finished products in the process, and; finished products. If a management effectively control these three types of inventory planning and inventory control can generate protection against obsolescence, deterioration and / or theft, maximizing the goals of the operations and advantages of inventory as a cost-cutting tool? To achieve the overall objective of this research, there have the following objectives: Define what inventory control method, checking in existing techniques best suited to the nature of the problems, to set quickly, practical solutions; show management systems through '' software '' intelligent, able to be shared with quality, to integrate the control of various types of inventory (products), and; enumerate guidelines perceived during the research that may contribute to the improvement of the technical planning and inventory control. This research will have qualitative and quantitative approach, and will be divided into two stages: the first begins with a literature review, then will behave with descriptive and exploratory characteristics. In Theoretical Framework to conceptualize-Stocks, Inventory and Management Systems through '' software '' for Inventory Control. After that, the results are analyzed elencando points to be pursued. Thus, we can conclude that planning and inventory control goes far beyond just standardize the data so that everyone can see the same information and unify the process so that management knows what to do with such information. The software offers a solution that can enable the level of sophistication of organizations, besides highlighting solutions by granularity of information that the organization needs to make better planning decisions.

Keywords: Planning and control. Inventory control. Organizational management.

INTRODUÇÃO

Planejamento e Controle de Estoques se preocupam com a reconciliação entre o que o mercado exige e, em o quê os recursos da operação podem resultar. Atividades de planejamento e controle fornecem aos sistemas procedimentos e decisões que trazem diferentes aspectos da oferta e da procura em conjunto. Segundo Chiavanato (1990, p. 23) ‘’o planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente quais os objetivos a serem atingidos e o que deve ser feito para serem atingidos da melhor forma possível’’. O objetivo é sempre o mesmo - fazer uma conexão entre a oferta e a demanda que vai garantir aos processos da operação executar formas efetivas e eficientes de produzir e de gerir essa produção -, conforme exigido pelos clientes.

A divisão entre planejamento e controle nem sempre é clara, no entanto, existem algumas características gerais que ajudam a distinguir os dois.

Segundo Laufer (1990) ‘’o planejamento é uma formalização do que se pretende que aconteça em algum momento no futuro’’. Entretanto, planejar não significa apostar realmente que um evento irá acontecer. Os clientes mudam suas mentes sobre o que querem e quando querem, os fornecedores podem nem sempre cumprir com suas obrigações a tempo, as máquinas podem falhar, ou o pessoal pode estar ausente por motivo de doença.

Para Silva (2003, p. 33-34), ‘’controle é o processo de lidar com mudanças. Isso pode significar que os planos podem ser redesenhados. Ou que uma ‘’intervenção’’ pode ser feita a qualquer momento na operação para que os planos possam girar e voltar aos trilhos’’. Por exemplo, encontrar um novo fornecedor que possa oferecer produtos/serviços rapidamente, fazer reparos em uma máquina que falhou, ou mover a equipe de outra parte da operação para cobrir os ausentes. A parte de controle faz os ajustes que permitem que a operação não sofra tantas interrupções, seu objetivo é alcançar o plano pré-definido. Isso deve ser perseguido com diligência pelo alto escalão administrativo da empresa, bem como pelos responsáveis da gestão do estoque.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.6 Kb)   pdf (360.4 Kb)   docx (30.9 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com