TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de Orçamentos Empresarias

Por:   •  6/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.852 Palavras (12 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIAS

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

JOÃO VITOR DA SILVA FREITAS

TIPOS DE ORÇAMENTO EMPRESARIAL

MORRINHOS – GO

2020

JOÃO VITOR DA SILVA FREITAS

TIPO DE ORÇAMENTO EMPRESARIAL

Projeto de pesquisa apresentado ao Curso de Ciências Contábeis, da Universidade Estadual de Goiás – Campus Sudeste, solicitado pelo professor Rodrigo Wiesner, a ser utilizado como método de avaliação bimestral da disciplina de Administração Financeira e Orçamentária.

MORRINHOS – GO

2020

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO4
  2. ASPECTOS CONCETUAIS E OBJETIVOS DO ORÇAMENTO 5
  3. TIPOS DE ORÇAMENTOS 6

3.1 ORÇAMENTO TRADICIONAL6

3.2 ORÇAMENTO ESTÁTICO7

3.3 ORÇAMENTO CONTÍNUO7

3.4 ORÇAMENTO BASE ZERO8

3.5 ORÇAMENTO FLEXÍVEL9

3.6 ORÇAMENTO DE TENDÊNCIA9

3.7 ORÇAMENTO INCREMENTAL9

3.8 ORÇAMENTO MATRICIAL10

3.9 ORÇAMENTO POR ATIVIDADE11

3.10 ORÇAMENTO PERPÉTUO11

3.11 ORÇAMENTO BEYOND BUDGETING12

  1. CONCLUSÃO 13

REFERÊNCIAS 14


  1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho explanaremos sobre os conceitos de orçamentos, seus tipos, aspectos e objetivos, dos quais destacam-se os orçamentos: padrão, continuo, base zero, flexível, perpétuo e o Beyond Budgeting.

O orçamento empresarial é ramificado em vários tipos, porém todos possuem a mesma característica básica que é a de vislumbrar o futuro, fazendo projeções de receitas, despesas e outros fatores comumente necessário para o sucesso empresarial.

A partir deste trabalho, você será capaz de entender os tipos mais comuns de orçamentos, e qual funcionará melhor no seu negócio.

2. ASPECTOS CONCETUAIS E OBJETIVOS DO ORÇAMENTO

O início de um novo negócio, é um marco na vida de qualquer empresário e/ou empreendedor, a euforia e esperança são sentimentos que aforam. Mais do que isso, a necessidade de bons resultados induz uma busca por mecanismos capazes de suprir tal objetivo.

Segundo o relatório do Sebrae de 2016, 1 em cada 4 empresa encerram suas atividades antes mesmo de completarem 2 anos, ou seja, cerca de 25% das empresas não conseguem consolidar-se no mercado, acarretando o seu fechamento.

Diante disso, fica evidente que um método capaz de calcular possíveis resultados futuros, fazendo projeções de receitas e despesas, ou qualquer outro fator que influencie a empresa, é vital para o sucesso do negócio. Por consequência, muitos gestores utilizam do Orçamento Empresarial para tentar prevê os próximos passos, trilhando o melhor caminho para a sua empresa.

Mas afinal, o que é o Orçamento Financeiro?

Orçamento, deriva-se do verbo orçar onde o sufixo mento significa "resultado ou produto de uma ação", logo o Orçamento é a ação de reunião informações com o objetivo de formar um planejamento detalhados para possíveis abordagens futuras. Por sua vez, orçar significa processar, apurar todos os dados de um sistema, estimando possíveis resultados futuros, sendo usado como ferramenta de consulta na tomada de decisão.

Para Atkinson et al. (2000, p. 465), os orçamentos representam o seguinte:

Um papel semelhante no planejamento e no controle para gerentes que estão dentro de unidades empresariais e que são parte central no projeto e na operação de sistema de contabilidade gerencial. [...]. Os orçamentos nas empresas refletem as condições quantitativas de como alocar recursos financeiros para cada subunidade organizacional, com base em suas atividades e nos objetivos de curto prazo. [...] Assim, um orçamento é uma expressão quantitativa das entradas de dinheiro para determinar se um plano financeiro atingirá os objetivos organizacionais. Orçamentação é o processo de preparação dos orçamentos.

Em síntese, O orçamento nada mais é do que uma ferramenta que projeta os possíveis acontecimentos futuros de forma quantitativa através de dados presente. No geral, ele é um plano financeiro – estratégico composto de metas e objetivos previamente estabelecido pela alta gestão, que se adapta a empresa, respondendo perguntas como: Onde a empresa está? Para onde deseja chegar?  E como irá chegar?

Orçamento empresarial tem como objetivo identificar os componentes do planejamento financeiro com a utilização de um sistema orçamentário, entendido como um plano abrangendo todo o conjunto das operações anuais de uma empresa através da formalização do desempenho dessas funções administrativas gerais

Segundo Padoveze, o objetivo vai além de prever e controle possíveis acontecimentos, ele tenciona a união empresarial a partir de uma gestão mais participativa, que delega responsabilidade fazendo com que os setores trabalhem sinergicamente em prol de um objetivo comum a todos.

3. TIPOS DE ORÇAMENTO EMPRESARIAL

Não existe duas empresas exatamente iguais, cada empreendimento, mesmo que do mesmo setor possuem diferentes necessidades. Essa singularidade, faz com que o Orçamento empresarial se adeque as exigências de cada empresa.

Assim sendo, existem vários tipos de orçamentos que podem ser aplicados na gestão estratégica das empresas. Os tipos mais comuns são:

3.1. ORÇAMENTO TRADICIONAL

Também conhecido como Clássico, o Orçamento Tradicional foi por muito tempo a ferramenta mais utilizada. Ele se baseia nos orçamentos anterior para a formulação de um novo, o que colabora para uma conservação de erros passados.

Outra característica deste método é a preocupação apenas com os gastos, focando no detalhamento das despesas e deixando de lado o que a empresa realiza. Além disso, era corrigido monetariamente de acordo com o que se gastava no exercício anterior. Sua principal característica: dar ênfase aos objetos de gastos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (312.2 Kb)   docx (646.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com