TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de fundos de investimentos financeiros

Pesquisas Acadêmicas: Tipos de fundos de investimentos financeiros. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.645 Palavras (11 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

Introdução...................................................................................................................3

1 Aplicação Financeira..............................................................................................4

2 Avaliação de Estoque.............................................................................................5

3 Princípio da Entidade e Competência...................................................................7

4 Legislação Contábil................................................................................................8

5 Conclusão..............................................................................................................10

6 Referência..............................................................................................................11

INTRODUÇÃO

O objetivo deste portfólio foi apresentar alguns conceitos primordiais em uma entidade.

Destacar a devida importância das aplicações: Operações financeiras, aquisições de bens falta e sobra de recursos financeiros, estoque, Inventário periódico, falarei sobre inventário Permanente que são feitos a cada movimentação de estoque, Avaliados pelo custo de aquisição, produção ou mercado. Se o preço de mercado for menor que o custo, faz-se a provisão para ajustes de valores.

Comenta o principio da entidade e competência surgiu das necessidades que as pessoas tinham de controlar aquilo que possuíam, gastavam ou deviam. Sempre procurando encontrar uma maneira simples de aumentar suas posses. Logo com as primeiras administrações, surge a necessidade de controle, que seria totalmente impossível sem a aplicação dos registros.

Em um contexto de desenvolvimento de diretrizes estratégicas para o aperfeiçoamento da Contabilidade brasileira, o Conselho Federal de Contabilidade publicou, as primeiras Normas de Contabilidade, visando contribuir para o fortalecimento e a uniformização de procedimentos contábeis patrimoniais em âmbito nacional, de modo que, além de cumprir os aspectos legais e formais, reflita a essência das transações governamentais e seu impacto no patrimônio.

1 APLICAÇÃO FINANCEIRA

Nos últimos tempos, a vasta oferta de crédito à disposição das empresas deixou os investidores em duvidas de como começar as aplicações mais comuns no mercado financeiro são a Poupança, o Certificado de Depósito Bancário (CDB), o Recibo de Depósito Bancário (RDB) e os Fundos de Investimento.

Toda aplicação financeira está sujeita a riscos. Para reduzi-los, deve-se procurar informações sobre o tipo de aplicação, sobre a instituição financeira e sobre as variáveis econômicas que podem influenciar o resultado esperado. Geralmente os rendimentos são maiores nas aplicações de maior risco. Algumas aplicações são parcialmente garantidas pelo Fundo Garantidor de Créditos - FGC.

Os tipos de fundos de investimento financeiro podem ser classificados em função do prazo de carência para resgate ou de remuneração de suas cotas, do nível de risco, do segmento em que atua, ou dos ativos que compõem o seu patrimônio. Todo tipo de fundo de investimento é acompanhado e fiscalizado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Os investimentos em aplicações financeiras de renda fixa são classificados no ativo circulante entre disponibilidades se a aplicação é resgatável a qualquer momento ou como investimentos temporários, se resgatável em prazo determinado com vencimento para até o término do exercício seguinte.

Naturalmente, se o resgate está previsto após o término do exercício seguinte, deverá ser classificado no ativo realizável em longo prazo.

Apesar das empresas da Bolsa concentrar a maior participação nos ativos totais de crédito, o mercado de capitais não é a principal fonte de financiamento do investimento privado – como acontece em vários países (o Canal da Mancha é um exemplo de projeto financiado dessa forma).

Segundo Delfim Netto, os empresários recorrem ao financiamento a partir de recursos próprios, como poupança e lucros retidos (43,1%), investimento estrangeiro direto (16,4%) e apenas uma pequena parte procura o mercado de capitais (11,5%). Isso leva a um ambiente em que é difícil empreender e conseguir dinheiro para montar um negócio. “O mercado de capitais precisa ser desenvolvido para absorver esses empresários, que são um quarto da produção nacional”, afirma o ex-ministro.

Abordando o fato de como aplicar melhor os recursos primeiramente devemos fazer um planejamento isso é fato.

Financiamento a investimentos destinados à implantação, expansão e consolidação de projetos e programas de investimentos sociais realizados por empresas ou em parceria com instituições públicas ou associações de fins não econômicos, que objetivem a elevação do grau de responsabilidade social empresarial e que sejam voltados para a articulação e o fortalecimento de políticas públicas desenvolvidas nos diferentes níveis federativos.

2 AVALIAÇÃO DE ESTOQUE

O controle de estoque possui uma importância significativa para as empresas, cabendo observar que a sua mensuração afeta diretamente a elaboração do Balanço Patrimonial e da Demonstração de Resultado Econômico, devendo abranger, como regra geral, tanto as mercadorias e os produtos de propriedade da empresa, em seu poder ou em poder de terceiros, quanto as mercadorias e os produtos de propriedade de terceiros que estejam sob a custódia da empresa.

As empresas podem adotar dois sistemas para o controle de estoque: o inventário periódico ou o inventário permanente, sendo o primeiro o sistema mais comum naquelas de pequeno porte (artigo 289 do RIR/99).

O inventário periódico é o sistema em que há o controle de estoque pela averiguação da contagem física de seus itens, ou seja, NÃO é efetuado o controle contínuo das movimentações de entrada e saída de mercadorias ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com