TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho

Por:   •  10/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  927 Palavras (4 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 4

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Ciências Sociais

 NOME

Laíza Cristina da Silva

 RA

1299102906

Atividade de Autodesenvolvimento

[pic 2]

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Ciências Sociais

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Ciências Sociais, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.[pic 3]

Apresentação da cidade

Nome: Carapicuíba

Bandeira:

[pic 4]

Localização: Zona Oeste do Estado de São Paulo

Número de habitantes: 369.584 hab.

Economias principais: A principal atividade econômica gira em torno de um pequeno parque industrial com aproximadamente 200 empresas, atraindo o interessa para a área de comércio e/ou varejo

Pontos turísticos e outros pontos de interesse público:

  • Parque Ecológico dos Paturis - Lagos, Bosques, praça de eventos, play ground, pista para caminhadas.
  • Aldeia de Carapicuíba – Centro Histórico

Fatores locais que produzem cultura

Carapicuíba teve sua fundação em berço indígena em 12 de outubro de 1580, e ainda abriga esses traços culturais que são considerados únicos mundialmente, sendo um dos 12 centros de evangelização e catequese que restaram daquela época.

O centro histórico chama-se Aldeia de Carapicuíba,  é um largo que é marcado pela igreja,  onde bem quem frente se vê a cruz, colocada sobre um alto pedestal de tijolos. Essa visão lembra folclore, religião, família, intenção, missionária da aldeia.

Numa das casas ao lado da igreja está a casa da cultura onde se vê o acervo das imagens e objetos indígenas; esculturas que contam a história pelo seu estilo e arte, sendo um ponto turístico para os moradores da cidade e de cidades vizinhas.

Apresentação de elementos de sincretismo na cidade

Entre os elementos de sincretismo na cidade, tive como ênfase a religião e as mudanças trazidas pelos portugueses.

A cidade de Carapicuíba tem origem indígena, começando pelo nome, que vem do tupi guarani. Foi uma aldeia fundada pelo padre José de Anchieta, na época da colonização que trouxe como marca a expansão o cristianismo.

Carapicuiba foi citada na história como caminho das bandeiras. Localizada próxima às terras de Afonso Sardinha e das reservas indígenas, que Jerônimo Leitão em 1580 determinou que servissem de abrigo aos donos do solo: os índios. Foi por isso que afonso Sardinha, montou a sede de sua fazenda e resolveu manter um posto na Aldeia de carapicuiba, com o objetivo de aproveitar a mão-de-obra dos nativos. Assim, deu início à construção de uma capela. Porém, frustado com seus objetivos,  voltou para a Europa.

Em 1610, já havia a Aldeia, que começava a sofrer os primeiros impactos, causado entre as autoridades e o povo indígena, que começava a precerber a maldade e os maus propósitos dos brancos, reagiram violentamente, deixando de os obedecer e fugindo.

Após isso veio o progresso, o homem começou a alterar a paisagem, fazendo casas aparecerem em meio as árvores, valorizando o comércio e a mão de obra. Ao redor da capela inicial, foram construidas cabanas para realizações de festas, explorando ainda mais a comercialização, transformando a aldeia no maior centro de folclore, com uma série de danças típicas, podemos citar, uma das mais importantes e conhecidas a "Dança de Santa Cruz", evento que continua ocorrendo entre o primeiro e o quarto dia de maio, a festa acontece na Aldeia em Carapicuíba.

 A dança surgiu como forma de facilitar a catequese dos povos nativos da região, agregando às tradicionais danças indígenas em volta da fogueira, um elemento cristão - a cruz.

Cultura nacional e a cultura em rede

A cultura nacional é uma mistura de várias etnias, apesar disso, quase todos falam português, e quase todos são cristãos (herança lusitana) e essa igualdade de língua e religião torna-se raro em comparação ao tamanho do país.

Outros grupos de etnias também marcaram presença na cultura, incluindo os indígenas, africanos, italianos, entre outros. As influências indígenas e africanas deixaram marcas na música, na culinária, no folclore, no artesanato, nas características físicas e nas festas populares do Brasil e da cidade de Carapicuíba  assim como a colaboração relacionada à língua portuguesa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (170.9 Kb)   docx (365.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com