TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho

Por:   •  16/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  469 Palavras (2 Páginas)  •  494 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha do livro “Melhores Poemas” de Cecília Meireles.

 A obra de Cecília Meireles aborda temas tão comuns de toda a humanidade, tais como a morte, o amor, a fugacidade da vida, a efemeridade dos tempos.

A genialidade em abordá-los, reflexivamente, sem aterrorizar, pelo contrário, acordar para uma realidade, suavemente, como é o ritmo de suas poesias,

O estudo das poesias de Cecília Meireles permitiu o estudo de algumas particularidades de sua obra, como a presença marcante da subjetividade em seu estilo. Esta subjetividade é universal, visto que os poemas parecem refletir no papel as dores e as angústias de toda a humanidade. Além disso, Cecília Meireles nos faz refletir sobre existência, onde que faz uso de imagens sensoriais para a visualidade poética de seus temas.

O vocabulário utilizado é simples. Mas, mesmo simples, é repleto de simbolismo, no qual o leitor deve se manter atento aos detalhes que compõem o grande fio que liga as palavras e os vários sentidos sugeridos no texto.

Geralmente, o ritmo dos poemas estudados é lento e suave, indicando também como a poetisa era delicada ao “criar” a representação do som de suas “letras”. Em algumas passagens o ritmo é acelerado, mas a suavidade não desaparece.

Este trabalho teve a intenção de mostrar o estudo de alguns poemas dessa poetisa, política e professora versátil, que fascina qualquer pessoa, leitora de sua arte pela primeira vez, através dos temas abordados e tão ligados a sua vida pessoal, também o seu estilo, presente na organização poética, nas combinações de palavras e sons. A estilística foi utilizada para compreendermos os mecanismos usados pela autora para expressar o seu lirismo.

Questões do filme “Quanto vale, ou é por quilo?”

O que é justiça afinal? Aponte situações do filme em que ela foi cumprida e outras em que ela falhou.

Justiça significa respeito à igualdade de todos os cidadãos. Na primeira cena do filme a justiça falhou, pois a negra foi roubada e mesmo tendo liberdade não conseguiu recuperar seus escravos e ainda perdeu o julgamento por ter ofendido quem havia roubados seus escravos. A justiça funcionou na cena onde representa a indenização paga ao dono do escravo, após o golpe do senhor que lhe havia tomado por emprestado.

A escravidão realmente acabou? Justifique sua resposta.

A escravidão ainda não acabou, ela apenas mudou de forma, mas ainda continua acontecendo.

Quais são as novas formas de escravidão?

A escravidão de hoje é representada pelos trabalhadores das lavouras de cana de açúcar nas fazendas, onde gastam tudo o que tem para conseguir se manter vivos, e é representada pelas favelas onde os moradores trabalham pra conseguir se manter e sobreviver.

Como o filme retrata as favelas? Comente a cena na qual Ricardo atola o carro próximo a cena de um assassinato.

Como um local de pessoas muito pobres, onde os moradores não têm muitas esperanças, um local carente de doações, cheio de marginais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (65.2 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com